Categories: Uncategorized

Tablet a US$ 99: quem quer?

Filas e mais filas têm se formado em lojas de eletrônicos nos EUA, nos últimos dias, devido a uma promoção tão inesperada quanto estapafúrdia. O TouchPad, tablet lançado pela HP há cerca de dois meses e que tem o mesmo visual do iPad, entrou literalmente em liquidação, depois que o fabricante anunciou, na semana passada, que não irá mais produzi-lo. Vejam a diferença: o modelo de 16GB, que em junho custava US$ 399, agora já pode ser encontrado até por US$ 99. Que tal? Bela pechincha, não? Mesmo considerando que o aparelho usa um sistema operacional (WebOS) que deve cair em desuso, por esse preço até que vale a pena ter um à mão, por exemplo, para navegar pela web, assistir a vídeos e outras aplicações básicas.

À primeira vista, até que a HP não sairia mal nessa foto: milhares de estudantes estão comprando o TouchPad agora, na volta às aulas, na certeza de que o aparelho lhes será útil nos estudos. Muito bem, só que nem todo mundo está satisfeito. A Best Buy, maior rede de varejo de eletrônicos do mundo e, naturalmente, o maior cliente da HP, anunciou hoje que irá simplesmente devolver quase 250 mil unidades do produto que encalharam!!! Isso mesmo: ainda que fazendo os tais cortes de preços, a rede não está conseguindo desovar seu estoque. Em junho, encomendou 270 mil TouchPads; vendeu cerca de 25 mil, e ainda assim muitos compradores estão voltando às lojas para devolvê-los, sentindo-se traídos pelo fabricante.

Vejam no que dá uma decisão esdrúxula de uma grande empresa. Com seus quase 70 anos de existência e líder em seu setor durante décadas, a velha Hewlett-Packard acaba de se tornar protagonista de um dos maiores cases negativos da indústria. O que está acontecendo com o pobre TouchPad é apenas um detalhe, num emaranhado que pode, literalmente, levar a empresa ao buraco. Hoje mesmo, a HP lançou um novo computador (o Compaq 8200 Elite All-in-One), destinado ao uso corporativo, provocando piadas na internet: afinal, não foi há menos de uma semana que a empresa anunciou que estava desativando sua divisão de PCs?

Esse tipo de episódio só contribui para sujar ainda mais a reputação de uma marca que até outro dia era bem vista pelo consumidor em geral. O caso da Best Buy não é isolado, segundo o site AllThingsDigital: outros grandes varejistas – entre eles Wal-Mart, Fry’s e Staples – estão igualmente decepcionados com seu fornecedor, que os deixou literalmente na mão. A decisão de promover o chamado spin-off, que é como se define em inglês a progressiva desativação de uma empresa ou divisão para posteriormente vendê-la, pegou de surpresa até mesmo executivos da própria HP. Leo Apotheker, o CEO contratado no ano passado, não é muito chegado ao mercado de consumo – mas a empresa devia saber disso quando o contratou.

Agora, o estrago está feito. Os estudantes americanos talvez estejam felizes. Mas duvido que os acionistas da HP estejam.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Caro Orlando,

    Comentam, nos muitos blogs de tecnologia, que vão acabar portando o Android para rodar no tablet da HP e, com isso, muitos maníacos por tecnologia partiram para comprar o modelo. Curioso ver o modelo natimorto acabar assim: rodando Android! Se conseguem rodar Android em iPhone, vai ser mole rodar no Touchpad.

    Abs

    Julio Cohen

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago