Filas e mais filas têm se formado em lojas de eletrônicos nos EUA, nos últimos dias, devido a uma promoção tão inesperada quanto estapafúrdia. O TouchPad, tablet lançado pela HP há cerca de dois meses e que tem o mesmo visual do iPad, entrou literalmente em liquidação, depois que o fabricante anunciou, na semana passada, que não irá mais produzi-lo. Vejam a diferença: o modelo de 16GB, que em junho custava US$ 399, agora já pode ser encontrado até por US$ 99. Que tal? Bela pechincha, não? Mesmo considerando que o aparelho usa um sistema operacional (WebOS) que deve cair em desuso, por esse preço até que vale a pena ter um à mão, por exemplo, para navegar pela web, assistir a vídeos e outras aplicações básicas.
À primeira vista, até que a HP não sairia mal nessa foto: milhares de estudantes estão comprando o TouchPad agora, na volta às aulas, na certeza de que o aparelho lhes será útil nos estudos. Muito bem, só que nem todo mundo está satisfeito. A Best Buy, maior rede de varejo de eletrônicos do mundo e, naturalmente, o maior cliente da HP, anunciou hoje que irá simplesmente devolver quase 250 mil unidades do produto que encalharam!!! Isso mesmo: ainda que fazendo os tais cortes de preços, a rede não está conseguindo desovar seu estoque. Em junho, encomendou 270 mil TouchPads; vendeu cerca de 25 mil, e ainda assim muitos compradores estão voltando às lojas para devolvê-los, sentindo-se traídos pelo fabricante.
Vejam no que dá uma decisão esdrúxula de uma grande empresa. Com seus quase 70 anos de existência e líder em seu setor durante décadas, a velha Hewlett-Packard acaba de se tornar protagonista de um dos maiores cases negativos da indústria. O que está acontecendo com o pobre TouchPad é apenas um detalhe, num emaranhado que pode, literalmente, levar a empresa ao buraco. Hoje mesmo, a HP lançou um novo computador (o Compaq 8200 Elite All-in-One), destinado ao uso corporativo, provocando piadas na internet: afinal, não foi há menos de uma semana que a empresa anunciou que estava desativando sua divisão de PCs?
Esse tipo de episódio só contribui para sujar ainda mais a reputação de uma marca que até outro dia era bem vista pelo consumidor em geral. O caso da Best Buy não é isolado, segundo o site AllThingsDigital: outros grandes varejistas – entre eles Wal-Mart, Fry’s e Staples – estão igualmente decepcionados com seu fornecedor, que os deixou literalmente na mão. A decisão de promover o chamado spin-off, que é como se define em inglês a progressiva desativação de uma empresa ou divisão para posteriormente vendê-la, pegou de surpresa até mesmo executivos da própria HP. Leo Apotheker, o CEO contratado no ano passado, não é muito chegado ao mercado de consumo – mas a empresa devia saber disso quando o contratou.
Agora, o estrago está feito. Os estudantes americanos talvez estejam felizes. Mas duvido que os acionistas da HP estejam.
Caro Orlando,
Comentam, nos muitos blogs de tecnologia, que vão acabar portando o Android para rodar no tablet da HP e, com isso, muitos maníacos por tecnologia partiram para comprar o modelo. Curioso ver o modelo natimorto acabar assim: rodando Android! Se conseguem rodar Android em iPhone, vai ser mole rodar no Touchpad.
Abs
Julio Cohen