Categories: Uncategorized

O que a IFA nos reserva

Logo mais embarco para Berlim, onde na quarta-feira começa a edição 2011 da IFA (a abertura oficial será na sexta). Esse tipo de evento sempre gera muita expectativa, principalmente porque os expositores dão a entender que os produtos exibidos são definitivos – e isso nem sempre é verdade. Já vi inúmeros deles serem demonstrados e nunca chegarem ao mercado. Na verdade, as grandes feiras de tecnologia servem como uma espécie de “test-drive”, com protótipos para que todo mundo analise, experimente e mostre sua reação. Se esta não for favorável, o produto é recolhido aos laboratórios e modificado (ou simplesmente abandonado).

Para este ano, fala-se muito no 3D autoestereoscópico, palavrinha danada que identifica os displays glass-free, ou seja, sem óculos. Esse é, no momento, o maior desafio da indústria eletrônica. Dez entre dez executivos com quem converso acha que a TV 3D só irá pegar quando não for mais necessário usar óculos. No ano passado, vimos na IFA demonstrações de várias empresas, e até agora somente a Toshiba colocou à venda (no Japão) um display desse tipo, em tamanhos de 20 e 12 polegadas; especula-se que veremos em Berlim esta semana um modelo de 50″!

Entre as tecnologias de displays, esperam-se mais novidades sobre o OLED, que tem andado meio em ponto morto depois que a Sony suspendeu o desenvolvimento. Somente a LG lançou comercialmente, e apenas na Coreia, mas há notícias de que Samsung e Mitsubishi vêm aí com belos avanços. Vamos ver.

Outra disputa interessante é a que acontece entre os fabricantes de tablets, todos numa corrida para roubar pelo menos uma pequena fatia de mercado do iPad, que tem cerca de 80% das vendas mundiais. Como a Apple não participa da IFA, veremos certamente uma avalanche de tablets Honeycomb, variação do sistema operacional Android.

Enfim, teremos muita coisa para ver e relatar aqui. Fiquem ligados.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • A IFA desse ano promete.

    Espero ver além das TV's 3D sem óculos e do OLED:

    - mais TV's no formato 21:9, mais projetores com resolução nativa 2.35:1 (ou 2.39:1 ou 2.40:1), ou 16x9 mesmo mas com lens memory.

    - novidades sobre as tecnologias FED e SED, embora ache difícil que isso aconteça.

    No caso dos projetores que citei, creio que se tiver novidade nesse sentido será na CEDIA Expo que começa logo depois da IFA. Não me lembro bem se na IFA costuma aparecer novidades sobre projetores.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago