Logo mais embarco para Berlim, onde na quarta-feira começa a edição 2011 da IFA (a abertura oficial será na sexta). Esse tipo de evento sempre gera muita expectativa, principalmente porque os expositores dão a entender que os produtos exibidos são definitivos – e isso nem sempre é verdade. Já vi inúmeros deles serem demonstrados e nunca chegarem ao mercado. Na verdade, as grandes feiras de tecnologia servem como uma espécie de “test-drive”, com protótipos para que todo mundo analise, experimente e mostre sua reação. Se esta não for favorável, o produto é recolhido aos laboratórios e modificado (ou simplesmente abandonado).

Para este ano, fala-se muito no 3D autoestereoscópico, palavrinha danada que identifica os displays glass-free, ou seja, sem óculos. Esse é, no momento, o maior desafio da indústria eletrônica. Dez entre dez executivos com quem converso acha que a TV 3D só irá pegar quando não for mais necessário usar óculos. No ano passado, vimos na IFA demonstrações de várias empresas, e até agora somente a Toshiba colocou à venda (no Japão) um display desse tipo, em tamanhos de 20 e 12 polegadas; especula-se que veremos em Berlim esta semana um modelo de 50″!

Entre as tecnologias de displays, esperam-se mais novidades sobre o OLED, que tem andado meio em ponto morto depois que a Sony suspendeu o desenvolvimento. Somente a LG lançou comercialmente, e apenas na Coreia, mas há notícias de que Samsung e Mitsubishi vêm aí com belos avanços. Vamos ver.

Outra disputa interessante é a que acontece entre os fabricantes de tablets, todos numa corrida para roubar pelo menos uma pequena fatia de mercado do iPad, que tem cerca de 80% das vendas mundiais. Como a Apple não participa da IFA, veremos certamente uma avalanche de tablets Honeycomb, variação do sistema operacional Android.

Enfim, teremos muita coisa para ver e relatar aqui. Fiquem ligados.

2 thoughts on “O que a IFA nos reserva

  1. A IFA desse ano promete.

    Espero ver além das TV’s 3D sem óculos e do OLED:

    – mais TV’s no formato 21:9, mais projetores com resolução nativa 2.35:1 (ou 2.39:1 ou 2.40:1), ou 16×9 mesmo mas com lens memory.

    – novidades sobre as tecnologias FED e SED, embora ache difícil que isso aconteça.

    No caso dos projetores que citei, creio que se tiver novidade nesse sentido será na CEDIA Expo que começa logo depois da IFA. Não me lembro bem se na IFA costuma aparecer novidades sobre projetores.

  2. Grande Orlando,

    Boa viagem e traga boas novidades para nós!

    Abs

    Julio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *