Categories: Uncategorized

Ilusões em forma de laser

No sábado, fui conferir o estande da Mitsubishi na IFA, onde a empresa está demonstrando a nova versão do TV a laser. Lançado nos EUA com o nome de “LaserVue”, aqui na Europa ele é apresentado como “Laser Display”, integrado a um sistema de home theater. Colegas de outros países ficaram entusiasmados com as imagens 3D do aparelho (foto). Dizem alguns experts que a tecnologia a laser é ideal para projetar imagens tridimensionais, devido ao brilho mais intenso. Como se sabe, uma queixa comum entre os cineastas é que os filmes em 3D perdem brilho: como a luz interna precisa ser compartilhada entre duas imagens diferentes, o resultado é que a luminosidade acaba se dividindo. Já li gente como Martin Scorsese criticando o Cinema 3D por isso, embora outros, como James Cameron, digam que isso não é problema.

No caso dos TVs, a necessidade de brilho não é tão grande: na dúvida, apagam-se as luzes da sala e pronto! Ainda assim, o laser seria (teoricamente) um belo upgrade nos TVs 3D. Posso estar enganado, mas não foi o que vi aqui. Fiz até um vídeo mostrando como as imagens parecem lavadas e perdem definição quando se sai do ângulo de visão central (assistam aqui). Mesmo deixando esse aspecto de lado, o TV a laser tem ainda dois problemas cuja solução parece distante. Uma é o superaquecimento, que exige uma estrutura interna maior e mais pesada para dissipação do calor; o 3D de 75″ em exibição aqui pesa 70kg!!! Outra é o custo. Como só a Mitsubishi, por enquanto, está investindo nessa tecnologia, os aparelhos têm preço semi-proibitivo. O mesmo modelo sairá, quando (e se) chegar ao mercado europeu, na faixa dos 4 mil euros – um plasma de 65″ pode ser encontrado por metade desse preço.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago