Categories: Uncategorized

Blu-ray, enfim, começa a decolar

O formato Blu-ray pode não ser ainda um sucesso como foi o DVD, mas as previsões são otimistas. Além da enorme quantidade de players à venda, o formato vai sendo aos poucos incorporado aos conjuntos integrados de home theater, substituindo o velho DVD player. Já está disponível também em notebooks e media centers (mais detalhes aqui). Na última IFA, vimos uma série de novidades nessa área. Destaco aqui duas delas:

* A Panasonic exibiu seu primeiro gravador Blu-ray 3D (foto), que chega às lojas europeias neste final de ano. O aparelho possui memória interna (320GB), pode gravar dois canais de TV ao mesmo tempo e também faz upconversion a partir de DVDs comuns ou de material captado da internet em baixa resolução. Vejam aqui um vídeo que fizemos desse aparelho.

* A Sony mostrou uma linha variada de players Blu-ray, incluindo os integrados a sistemas de home theater como o da foto, que traz embutido um simulador de áudio surround.

Na semana passada, a empresa de pesquisas In-Stat divulgou estudo prevendo que até 2015 o mercado global de aparelhos Blu-ray chegará a 105 milhões de unidades (hoje, são pouco mais de 15 milhões). A pesquisa levanta até a possibilidade de muitos usuários transformarem seus players e gravadores em pequenas centrais multimídia, armazenando ali seus conteúdos pessoais para assistir na tela do TV (este vídeo mostra um produto semelhante, da LG, já lançado no Brasil). Sem dúvida, é uma tendência: a memória interna dos aparelhos deve aumentar progressivamente, e muitos já se comunicam em rede via DLNA. Só falta agora os filmes em Blu-ray baixarem mais de preço.

Quer saber mais a respeito? Os hot sites Guia do Blu-ray e IFA 2011 trazem bastante informação.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • O problema não são os players de Bluray e sim as midias!!! Hoje ha aparalhos de menos de R$279,00, mas o problema é que não se encontram midias suficientes, principalmente nacionais e quando acha o valor é altissimo

  • Acho que ainda vai demorar para o blu-ray se popularizar. 1) Primeiro por causa dos preços dos filmes, e 2) O enorme desconhecimento da população sobre o BD e suas vantagens sobre o DVD. Sem uma campanha de marketing, vai demorar para o BD tomar o lugar do DVD.

  • Além das vendas, uma boa opção, quem sabe até melhor, para saber da evolução da adoção seria acompanhar a razão mensal de locações BD/DVD.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

11 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago