Categories: Uncategorized

Guitarra biônica

Uma de minhas frustrações é nunca ter aprendido a tocar guitarra. Faltou paciência e, principalmente, talento. O consolo é ver meu filho de 18 anos, autodidata, evoluir cada dia mais no instrumento. Só espero que ele não caia na armadilha que, pelo visto, aguarda jovens músicos com potencial. Refiro-me à Firebird X, série limitada da famosa marca americana Gibson, lançada na semana passada. Como diz o site CNet, as especificações da guitarra mais parecem as de um computador… a começar da exigência inicial para tocá-la – escolher entre os sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X.

Para quem não é familiarizado, Firebird é o nome de uma das séries mais famosas da Gibson, marca que virou mito entre guitarristas de todos os gêneros (Chuck Berry e George Harrison, por exemplo, jamais usaram outra). Mas a nova X (foto) provavelmente não lhes serviria. Afina-se sozinha e já traz embutidos um processador de efeitos e um software para sons básicos. A Gibson promete aceitar aplicativos de terceiros que saibam explorar todos esses recursos.

Antes que alguém se anime, alerto que é uma série limitada: só estão sendo produzidas 1.800 delas, ao custo unitário de US$ 5.570 (nos EUA). Numa época em que muitos jovens estão aprendendo a tocar utilizando o game Guitar Hero, a Firebird X é mais um daqueles “avanços” da tecnologia que os músicos de verdade certamente dispensariam.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • "Uma de minhas frustrações é nunca ter aprendido a tocar guitarra. Faltou paciência e, principalmente, talento."

    Pois é amigo, faço minhas as vossas palavras. Mas como não tenho filhos, o meu consolo será comprar uma Gibson (convencional) e tentar recuperar o tempo perdido. Até porque também não sou muito chegado a games.

    Abração.

    Vinicius

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago