Categories: Uncategorized

Um mês da pesada!!!

Uma breve pausa para homenagear Leon Cakoff, o criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que morreu hoje, vítima de câncer, aos 63 anos. Tive pouco contato com Leon nos anos 80, quando ele tentava vender seu projeto de um festival de cinema no Brasil, em moldes semelhantes aos dos grandes (Cannes, Berlim, Veneza). Era um sonho muito, muito alto, especialmente naqueles anos em que o Brasil se recusava a abrir os olhos para o mundo.

Leon, nascido na Síria e tendo viajado por dezenas de países, era por definição um “cidadão do mundo”. Queria, apenas, juntar suas duas paixões – o cinema e o Brasil. Fora crítico de cinema, especialmente na Folha de São Paulo, o primeiro a abrir nossos olhos para filmes que não fossem americanos, ingleses, franceses ou italianos. Teve ainda que lutar duro contra a censura militar nos anos 70, quando cometeu a ousadia de querer exibir aqui filmes cubanos, chineses, soviéticos etc. Perdemos o contato nas ladeiras da vida, mas acompanhei a distância o crescimento da Mostra, com suas longas filas de jovens em busca de filmes-cabeça. Sempre com uma equipe reduzida e contando cada centavo, Leon conseguiu trazer a São Paulo grandes cineastas, como Wim Wenders e Pedro Almodóvar, e inúmeros filmes importantes.

Um batalhador incansável, que ainda na cama do hospital fazia planos para a 35a. edição da Mostra, marcada para o final do mês (leiam, por favor, este seu depoimento sobre a vida, o cinema e a doença).

E vamos rezar para que outubro não nos tire mais nenhum grande talento…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago