Categories: Uncategorized

Plasma: luz amarela acesa

Pode ser apenas uma medida administrativa, mas o fato é que a Panasonic decidiu fechar uma de suas fábricas de displays de plasma no Japão. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira pela agência Reuters, citando como fontes o jornal Yomiuri Shinbum e a emissora de TV NHK. A fábrica de Amagasaki, inaugurada em 2009, é a terceira maior do mundo, com capacidade de produzir 330 mil displays de plasma por mês, e produz painéis de 42 até 150 polegadas. Com seu fechamento, a Panasonic iria demitir dezenas de milhares de empregados. Um portavoz do grupo comentou apenas que estão sendo estudadas medidas relacionadas à divisão de displays. No próximo dia 31, a Panasonic deverá apresentar aos acionistas seu balanço referente ao terceiro trimestre do ano (julho-setembro), e terá então de confirmar ou desmentir essas péssimas notícias.

Não são, porém, informações inesperadas. Todo mundo sabe que os fabricantes de plasmas estão suando para se manter competitivos em relação aos de LCD. Continua sendo mais caro produzir um TV de plasma, e a Panasonic, com três grandes fábricas, é talvez a empresa que sofre mais com isso. Sinceramente, não acredito que parem de fabricar: com cerca de 12% do mercado mundial, o plasma ainda responde pela venda de uns 30 milhões de aparelhos em todo o mundo. Talvez o fechamento da fábrica de Amagasaki seja apenas um ajuste interno de custos. Tomara.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Olá,Raul.Concordo com você que a questão energética é extremamente preocupante,de forma global.O que eu quis dizer é que com a quantidade de carros com motores V6,V8 e etc,que vejo por aí,posso afirmar que você é um caso raro de pessoa que além de se preocupar com a questão,ainda abdica do seu conforto e do seu prazer,para fazer algo a respeito.Quanto a mim,faço a minha parte em relação aos carros,não deixar aparelhos e luzes ligados inútilmente e promover a reciclagem mas,quanto à tv,nãoabro mão da máxima qualidade que só a plasma pode proporcionar.Abraço:Rubens

  • Junto-me aos demais na defesa do Plasma porque tenho firme convicção que ainda o TV de Plasma proporciona as imagens mais bonitas, em termos de realismo visual e paleta de cores, do que as de LCDs, mesmo as de Leds tipo "local dimming" (comparem com atenção a Panasonic TC-P65VT30B com uma Sony LCD de Leds de 65" e vão notar a incrível superioridade do Plasma, que perde apenas no brilho exagerado daquela). Quanto ao consumo posso afirmar que a minha Panasonic de 50", com mais de 3 anos de uso, não aumentou nem um centavo a minha conta de luz, que até hoje oscila entre R$130,00 a R$155,00 por mês, para um TV que fica ligado em média 9 horas por dia. Quanto ao planeta não vejo porque tanta preocupação assim com as TVs de Plasma. Afinal de contas é uma parcela insignificante de consumidores altamente exigentes e seletivos que compram este tipo de televisão, e como eu já disse, o consumo não é tão grande quanto os próprios fabricantes apregoam. Todavia, se deixarmos nossa TV de Plasma ligada apenas com o painel TOTALMENTE BRANCO por umas 9 horas ao dia, aí sim vamos ter um consumo realmente preocupante na conta de luz. Mas qual é o louco que vai fazer isto?

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

5 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

1 semana ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

4 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

1 mês ago