Categories: Uncategorized

Plasma: luz amarela acesa

Pode ser apenas uma medida administrativa, mas o fato é que a Panasonic decidiu fechar uma de suas fábricas de displays de plasma no Japão. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira pela agência Reuters, citando como fontes o jornal Yomiuri Shinbum e a emissora de TV NHK. A fábrica de Amagasaki, inaugurada em 2009, é a terceira maior do mundo, com capacidade de produzir 330 mil displays de plasma por mês, e produz painéis de 42 até 150 polegadas. Com seu fechamento, a Panasonic iria demitir dezenas de milhares de empregados. Um portavoz do grupo comentou apenas que estão sendo estudadas medidas relacionadas à divisão de displays. No próximo dia 31, a Panasonic deverá apresentar aos acionistas seu balanço referente ao terceiro trimestre do ano (julho-setembro), e terá então de confirmar ou desmentir essas péssimas notícias.

Não são, porém, informações inesperadas. Todo mundo sabe que os fabricantes de plasmas estão suando para se manter competitivos em relação aos de LCD. Continua sendo mais caro produzir um TV de plasma, e a Panasonic, com três grandes fábricas, é talvez a empresa que sofre mais com isso. Sinceramente, não acredito que parem de fabricar: com cerca de 12% do mercado mundial, o plasma ainda responde pela venda de uns 30 milhões de aparelhos em todo o mundo. Talvez o fechamento da fábrica de Amagasaki seja apenas um ajuste interno de custos. Tomara.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Se a Pana parar com as plasmas,esses tvs ficarão como os Kuro:quem tem não dá,não troca e nem vende.Aliás a 65VT30 ficou poucos dias no mercado e já sumiu em terras tupiniquins...

  • Tenho uma TV plasma de 50 LG, a tv é um show, 600hz, melhor que cinema
    É que o cara vai comprar, nao se informa e nem pesquisa nada, e compra qualquer coisa.
    Tem umas LCDs por aí que ninguem merece, "agua corrente fica um riso só", e o cara compra.
    E diz: Comprei uma tv lcd baratimmmm, e lelou uma tremenda jossa.

  • Ainda não entendo porque a produção de Plasmas ainda é mais cara que as de LCDs, e ainda com a adoção do backlight? Como pode isso?

  • Não troco Plasma por tecnologia nenhuma, nada melhor do que o velho fósforo para nos presentear com imagens belíssimas, e o preço do plasma é super convidativo, o problema é como a propaganda, porque tem lcds que nem vale a pena colocar na tomada, espero que a Panasonic consiga reverter essa situação, tanto para a a própria vida da tecnologia do plasma quanto para os empregos envolvidos

  • Concordo com o Rubens, as Pana da série VT30 realmente são maravilhosas, mas ninguém fala do consumo de 400 a 480W, dependendo do tamanho da tela. Acredito que em breve, se é que já não temos, modelos de TVs LCD com imagem tão boas quanto à plasma, com um quinto do consumo de energia.

  • Tenho duas plasmas de 50 e uma Led de 47.As plasmas são espetaculares e espero que a tecnologia continue por muitos anos.A Led também é boa mas não vejo motivos para uma derrubar a outra,a concorrência sempre será saudável.

  • Olá,Walter.Quanto às plasmas só discordo de você numa coisa:quem se dispõe a pagar 11.6K numa 65VT30 não vai estar muito preocupado com cerca de R$50 a mais na cota de energia da mesma forma que quem compra uma Ferrari de 1.5 milhão nã vai se preocupar com economia de gasolina.No caso da tv,o que importa é a qualidade da imagem que ela proporciona visto que,para quem gosta,esse é um dos prazeres da vida.Abraço:Rubens

  • Rubens, a questão do consumo de energia não diz respeito exclusivamente a quem paga a conta da luz, mas a todos os habitantes do planeta terra, tendo em vista o tremendo impacto ambiental que esta demanda provoca. É por isso que os governos europeus e norte-americano estão em cima da indústria de eletrônicos. Sou fã nº 1 da TV de Plasma, tenho uma em casa e acho a imagem incomparável com LCD. Mas reconheço que o impacto ambiental é preocupante. Inclusive, calibrei muito bem a minha TV, a fim de reduzir o consumo. Tenho utilizado o modo de economia de energia, que reduz o brilho o painel sempre que a luz está desligada. Com esses procedimentos, colaboro, ao menos em parte, com a redução dos impactos ambientais pelo excessivo consumo energético, responsabilidade que é de todos nós. Abraço.

  • Estava de passagem por esse fórum... ainda não vejo sentido comentarem sobre consumo de energia em TVs de plasma, o cara gastar 1 ou 2 reais a mais por mês por uma TV melhor? Se o cara quer economizar em energia tenho uma dica LCD de 14 polegadas... economiza muito!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago