Categories: Uncategorized

Coreanos tomando conta…

Pesquisa divulgada ontem pelo NPD Group revela em números algo que os especialistas já pressentiam: as duas principais marcas coreanas (LG e Samsung) já dominam metade do mercado americano de TVs. No período entre julho e setembro, graças principalmente ao aumento nas vendas de modelos 3D, os dois fabricantes somaram exatamente 50% de todos os aparelhos comercializados no país: 37% para a Samsung, 13% para a LG. As japonesas Panasonic e Sony, com 9% cada, e Toshiba, com 7%, vêm a seguir nesse ranking, que se refere aos dólares faturados. Na lista por quantidades vendidas, os números são um pouco diferentes: as duas coreanas somam 36%.

Além desses dados já serem impressionantes, chama atenção a velocidade com que Samsung e LG, hoje os dois maiores fabricantes de TVs do mundo, vão tomando conta do mercado nos EUA, que, apesar da crise, continua sendo o maior. Além de uma política de preços e marketing extremamente agressiva, pesa muito o fator inovação: o fato de terem sido as primeiras a entrar no segmento 3D deu às duas uma enorme vantagem. Basta dizer que, neste terceiro trimestre do ano, as vendas de ambas, somadas, representaram 71% do total de TVs 3D, contra 57% no primeiro trimestre e 69% no segundo. Sony e Panasonic, que demoraram um pouco mais para lançar TVs desse tipo, sentiram a ameaça: a primeira perdeu market-share (28% no primeiro trimestre para 12% no terceiro), enquanto a segunda estacionou nos 12%.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago