Pesquisa divulgada ontem pelo NPD Group revela em números algo que os especialistas já pressentiam: as duas principais marcas coreanas (LG e Samsung) já dominam metade do mercado americano de TVs. No período entre julho e setembro, graças principalmente ao aumento nas vendas de modelos 3D, os dois fabricantes somaram exatamente 50% de todos os aparelhos comercializados no país: 37% para a Samsung, 13% para a LG. As japonesas Panasonic e Sony, com 9% cada, e Toshiba, com 7%, vêm a seguir nesse ranking, que se refere aos dólares faturados. Na lista por quantidades vendidas, os números são um pouco diferentes: as duas coreanas somam 36%.

Além desses dados já serem impressionantes, chama atenção a velocidade com que Samsung e LG, hoje os dois maiores fabricantes de TVs do mundo, vão tomando conta do mercado nos EUA, que, apesar da crise, continua sendo o maior. Além de uma política de preços e marketing extremamente agressiva, pesa muito o fator inovação: o fato de terem sido as primeiras a entrar no segmento 3D deu às duas uma enorme vantagem. Basta dizer que, neste terceiro trimestre do ano, as vendas de ambas, somadas, representaram 71% do total de TVs 3D, contra 57% no primeiro trimestre e 69% no segundo. Sony e Panasonic, que demoraram um pouco mais para lançar TVs desse tipo, sentiram a ameaça: a primeira perdeu market-share (28% no primeiro trimestre para 12% no terceiro), enquanto a segunda estacionou nos 12%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *