Categories: Uncategorized

3D sem óculos: promessa cumprida

Os consumidores japoneses começam neste fim de semana a ver nas lojas alguns exemplares do primeiro TV 3D sem óculos de tela grande (55 polegadas). Como havia prometido na IFA, em setembro, a Toshiba está entregando a novidade (foto) a seus principais revendedores locais, com preço sugerido de 900 mil iênes, o equivalente a cerca de US$ 11.500. Sem dúvida, é um grande lançamento, talvez o mais aguardado do ano na área de TVs.

Mas dificilmente terá boas vendas, e não apenas por causa do preço. Acontece que o fabricante foi obrigado a fazer algumas modificações no projeto, sendo a mais importante delas na resolução de imagem. Embora tenha especificação Quad-Full-HD (3840 x 2.160 pixels), equivalente a quatro vezes a dos TVs Full-HD atuais, a reprodução em 3D não será tudo isso. O 55X3 utiliza projeção tridimensional a partir de tela lenticular, que distribui o sinal em várias direções, permitindo a até nove pessoas enxergarem imagens 3D sem necessidade de óculos. Mas, para fazer isso, corta a resolução para 720p (vejam aqui o vídeo que fizemos na IFA). A Toshiba garante que as imagens 2D podem ser vistas na plenitude (4K), mas aí vem o problema da falta de conteúdo: não existem gravações desse tipo, por enquanto.

De qualquer forma, esse TV inaugura uma nova geração de aparelhos, que provavelmente ganhará seguidores nos próximos meses. Com certeza, veremos alguns deles na CES, em janeiro. É o primeiro que utiliza o chip CEVO, patente da própria Toshiba, da mesma família dos processadores que equipam o PlayStation 3. Pelo que nos foi dito na IFA, esse chip é muito mais avançado que os atuais, podendo executar todas as funções exigidas dos TVs do tipo Smart, incluindo acesso à internet, recepção simultânea de várias fontes de sinal e até autocalibragem de acordo com o ambiente.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Olá Orlando .

    Eu vi seu video falando diretamente da Feira IFA , dizendo que esta tv tão aguardada não satisfez a maioria das pessoas presentes , se t ratando em qualidade de imagem !!!

    Se compro uma tv , na minha opinião falo em qualidade de imagem , então não faz sentido te la . Gostaria de saber ; Temos no Brasil como por exemplo as tvs viera plasma da panasonic full HD (tenho eu a PZ800 58'') com imagem pra mim inbativel , essa tv da Toshiba fica longe em qualidade de imagem das atuais em alta definição que temos no Brasil ?

    • Sim, José Carlos, a julgar pela demonstração na IFA esse TV é bem inferior aos que já temos aqui. Vamos aguardar o que eles mostrarão na CES, em janeiro. Fique ligado. Abs. Orlando

  • o quesito 3d não é determinante para mim. Espero que as empresas invistam em modelos bem grandes, acima de 70", com ótima qualidade de imagem.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

1 hora ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago