E, claro, há a inacreditavel quantidade de imitações, vindas de todos os cantos. Durante a semana, surgiu a noticia de que a Apple iria processar um fabricante chinês que lançou um tablet igual ao iPad – se for levar essa ideia à frente, a empresa irá gastar um bom dinheiro com advogados. Talvez esteja aí a melhor prova da genialidade de Steve Jobs e da equipe que ele formou para criar a empresa mais admirada do planeta: todo mundo quer imitá-la.
Nesta sexta-feira, a imprensa internacional divulgou que a Apple precisou suspender as vendas do iPhone 4S na China devido a tumultos provocados pelos compradores, que quase destruíram uma loja onde o produto estava em falta. Como não há condições de aumentar a produção a niveis suficientes para atender a um mercado gigantesco como aquele, a solução foi simplesmente parar de vender: assim, pelo menos, as lojas são preservadas.
O problema afeta até o mercado americano, onde o iPhone já virou quase produto de primeira necessidade. Aqui mesmo em Las Vegas, fomos checar a disponibilidade e descobrimos uma solução genial encontrada pela empresa. Quem quer comprar um iPhone 4S precisa entrar no site e fazer a reserva. Não adianta ir direto à Apple Store (existem quatro aqui na região). Todo dia, a partir das 21hs, o site começa a aceitar reservas. Normalmente, o esquema é interrompido alguns minutos depois, pois os estoques não vencem. Quem fez a reserva pode ir no dia seguinte à loja especificada e retirar o seu aparelho; se não for, perde o direito, pois a fila – como se sabe – tem que andar.
E assim vai se criando mais um case de marketing em torno da Apple. Essa especie de jogo de gato e rato (o gato, no caso, é o consumidor tentando caçar um iPhone) só valoriza ainda mais o produto e seu fabricante. Como enfrentar um concorrente assim?
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…
View Comments
Na verdade, somos os ratos. O consumidor já caiu nas garras do gato (Apple) faz tempo...rs...rs...
Parabéns pela excelente cobertura.
Abração.