Categories: Jeitinho Brasileiro

A hora do professor conectado

Com a chegada de Aloizio Mercadante ao Ministério da Educação, de uma coisa se pode ter certeza: vai aumentar a visibilidade da área na mídia. O que é ótimo. O site Convergência Digital, por exemplo, divulga uma notícia que eu, por exemplo, desconhecia: existe no Brasil um Portal do Professor, mantido pelo MEC desde 2007, que armazena mais de 16 mil conteúdos digitais voltados aos professores, do ensino infantil às universidades. O Portal publica endereços virtuais de bibliotecas e museus em todo o mundo, além de conteúdos de matérias específicas (Química, Matemática, Física, Biologia).

Sem dúvida, um serviço útil e interessante. Mercadante anunciou que esses conteúdos serão inseridos nos tablets que o Ministério adquiriu para distribuir a escolas de todo o país, assunto que já comentamos aqui. Parte do material está em inglês e, portanto, precisa ser traduzido antes disso. Mas o ministro garante que tudo estará pronto até abril.

Para o bem dos estudantes e professores brasileiros, será ótimo se isso acontecer. Só espero que a bola de cristal do ministro esteja melhor afiada. No ano passado, quando comandava o Ministério de Ciência e Tecnologia, ele cansou de prometer a fabricação do iPad no Brasil – quem acreditou está esperando até agora…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago