Categories: Uncategorized

Samsung tira o pé do LCD

Se alguém acha que o plasma terá vida mais curta do que o LCD, é bom prestar atenção nesta notícia: a Samsung anunciou na Coreia que planeja desativar sua divisão de displays de cristal líquido, devido à queda na rentabilidade. Foi um comunicado inédito: pela primeira vez, um fabricante que é líder mundial em vendas anuncia publicamente a intenção de suspender a fabricação de seu produto mais vendido!

Nam Ki-Yung, portavoz do grupo, declarou a jornalistas em Seul que ainda não foi tomada uma decisão, e que “várias possibilidades estão sendo consideradas, incluindo a desativação da divisão de LCD”. Na verdade, Yung utilizou a palavra spinoff, que em português tem mais de um significado; pode ser, por exemplo, transferir o controle de uma empresa a outra. O fato é que a Samsung chegou à conclusão de que a tecnologia LCD não tem mais futuro como negócio, devido à terrível queda de preços nos últimos anos – provocada em parte, é bom lembrar, por sua ferrenha disputa com a rival LG. Com os chineses inundando o mercado mundial, realmente fica difícil controlar preços.

Segundo The Wall Street Journal, executivos da Samsung defendem a ideia de acelerar investimentos em áreas mais lucrativas e promissoras, como as de smartphones, tablets, chips e painéis OLED. Os balanços da divisão de LCD nos últimos quatro trimestres registraram prejuízo, fechando o ano de 2011 com déficit de 2%, contra um lucro de 6% em 2010.

A ironia da história é que, no final do ano passado, a Samsung comprou a participação da Sony na joint-venture que ambas mantinham justamente para… produzir LCDs.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago