Se alguém acha que o plasma terá vida mais curta do que o LCD, é bom prestar atenção nesta notícia: a Samsung anunciou na Coreia que planeja desativar sua divisão de displays de cristal líquido, devido à queda na rentabilidade. Foi um comunicado inédito: pela primeira vez, um fabricante que é líder mundial em vendas anuncia publicamente a intenção de suspender a fabricação de seu produto mais vendido!

Nam Ki-Yung, portavoz do grupo, declarou a jornalistas em Seul que ainda não foi tomada uma decisão, e que “várias possibilidades estão sendo consideradas, incluindo a desativação da divisão de LCD”. Na verdade, Yung utilizou a palavra spinoff, que em português tem mais de um significado; pode ser, por exemplo, transferir o controle de uma empresa a outra. O fato é que a Samsung chegou à conclusão de que a tecnologia LCD não tem mais futuro como negócio, devido à terrível queda de preços nos últimos anos – provocada em parte, é bom lembrar, por sua ferrenha disputa com a rival LG. Com os chineses inundando o mercado mundial, realmente fica difícil controlar preços.

Segundo The Wall Street Journal, executivos da Samsung defendem a ideia de acelerar investimentos em áreas mais lucrativas e promissoras, como as de smartphones, tablets, chips e painéis OLED. Os balanços da divisão de LCD nos últimos quatro trimestres registraram prejuízo, fechando o ano de 2011 com déficit de 2%, contra um lucro de 6% em 2010.

A ironia da história é que, no final do ano passado, a Samsung comprou a participação da Sony na joint-venture que ambas mantinham justamente para… produzir LCDs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *