Categories: Uncategorized

Aula de inovação no Brasil

INEFINEPCIA: se você não sabe o que significa essa palavra, não se assuste; eu também não sabia, até ler este artigo, escrito por Roberto Mayer e publicado na revista Information Week. É um trocadilho com as palavras “ineficiência”, “finep” e “inépcia”, sendo que Finep é a sigla da Financiadora de Estudos e Projetos, órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e criado em 1967 com a finalidade de financiar projetos inovadores na área de tecnologia. O texto explica em detalhes como uma boa ideia – estimular a inovação nas empresas – foi transformada em mais um ente burocrático estatal, praticamente desativada desde 2010. Vale a pena ler!

Fiz questão de citar o artigo antes de contar sobre mais uma ideia inovadora de Cristiano Mazza e sua equipe na Discabos, fabricante brasileira de cabos e soluções de conexão para redes. Trata-se da transmissão de sinais de áudio e vídeo de alta definição (HDMI) via cabos de rede IP, uma solução que poucos especialistas brasileiros dominam e que agora torna-se mais acessível. O conceito básico é que o sinal de fontes como players Blu-ray, videogames PlayStation 3 ou Xbox 360 e receptores HD de TV paga podem ser transmitidos pela casa usando a mesma estrutura de cabos já existente para rede de banda larga (normalmente via cabo Cat5 ou Cat6). E gerenciados para exibição em diversos displays.

Para não encher o leitor com explicações técnicas mais detalhadas, passo logo o link para o vídeo preparado pela Discabos, que mostra como funciona.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago