Categories: Uncategorized

O pai do tablet

Na semana em que foi lançado o iPad 3, o jornal americano The Washington Post descobriu um personagem incrível: o homem que, ao que tudo indica, inventou o tablet. Não, não foi Steve Jobs, embora este mereça todos os créditos por ter criado essa nova categoria de produto. Um vídeo gravado em 1994, e que agora circula pelo YouTube, mostra uma equipe de jornalistas e designers da editora Knight-Ridder, sediada em Boulder, Colorado, desenvolvendo o pode ser considerado o primeiro jornal editado em mídia eletrônica. Assistam aqui.

O chefe da equipe era Roger Fidler, que – como mostra o vídeo – na época estava pesquisando novas formas de veicular os jornais do grupo. A solução encontrada foi um display portátil semelhante ao que hoje conhecemos como iPad, só que mais pesado. O visual é quase uma réplica de um jornal impresso, e a interface é uma caneta do tipo stylus, que abre fotos, rola as páginas e permite também assistir a vídeos. Notem bem: tudo isso em 1994!

A Knight-Ridder, então segunda maior editora de jornais e revistas dos EUA, acabou não levando o projeto adiante (em 2006, foi comprada por outra editora, a McClatchy). E Fidler voltou ao seu antigo anonimato. O detalhe é que na época a empresa foi procurada por um tal de Steve Jobs, que gostou do projeto e usou parte do conceito no computador de bolso Newton, um de seus fracassos. Jobs diria mais tarde que o Newton era muito avançado para sua época; na verdade, não funcionava direito, consumia muita bateria e era caro demais.

Como se sabe, em 2010 Jobs apareceu com o iPad, que acaba de se tornar o segundo produto mais vendido da história da indústria eletrônica, superado apenas pelo iPhone. Fidler e sua equipe não receberam um centavo dos lucros obtidos pela Apple. Mas, graças ao Post, ele entra para a História como o “pai do tablet”. E, como Jobs não está mais aí para contar a sua versão, quem irá questionar esse título?

Para quem quiser saber a história em detalhes, este link é valioso.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

18 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago