Categories: Uncategorized

Quem é dono do conteúdo?

Há cerca de dois anos, publicamos na revista HOME THEATER & CASA DIGITAL reportagem mostrando as novas formas de gravação digital e os vários software que permitem copiar e editar conteúdos baixados da internet. Nada que já não houvesse sido divulgado em outras publicações, apenas com a diferença de que organizamos as informações de forma didática, já que muitos leitores nos procuravam com dúvidas a respeito.

Na época, fomos bombardeados em carta enviada pela UBV (União Brasileira de Vídeo), representando os estúdios de cinema e suas distribuidoras de discos e fitas, que nos acusava, entre outras coisas, de “estimular a pirataria”. Como se sabe, o segmento de vídeo doméstico vive hoje a pior crise de sua história, com as vendas de DVDs despencando e as pessoas cada vez mais procurando seus filmes e shows em sites e serviços do tipo on-demand. Era o que estava previsto há mais de dez anos, desde que o MP3 derrotou o esquema das grandes gravadoras de música.

Hoje, no entanto, há um outro fenômeno acontecendo, e não se vê nenhum estúdio de Hollywood a combatê-lo. A própria indústria eletrônica trata de municiar o consumidor com novas formas de baixar, gravar, editar, copiar e distribuir conteúdos de vídeo e cinema. A Samsung, por exemplo, acaba de lançar no mercado internacional os primeiros players Blu-ray (foto) que também funcionam como gravadores de DVD. Basicamente, você coloca seu disco no aparelho e, com um ou dois toques, manda fazer uma cópia digital; esta fica armazenada no próprio player, mas pode ser copiada para reprodução em tablets, notebooks e outros dispositivos portáteis. Simples, não?

A ideia é que o usuário seja “dono de seu próprio conteúdo”, podendo levá-lo aonde quiser, segundo explicaram executivos da Samsung (o produto foi mostrado na CES, em janeiro). Sim, as cópias saem com o código de proteção UltraViolet, criado por alguns estúdios para impedir a duplicação ilegal. Mas nada impede que esse código seja quebrado no futuro, como já foram dezenas de outros do gênero.

Resumo: os interesses dos estúdios nem sempre coincidem com os dos fabricantes de equipamentos. Falar em pirataria, diante dessa constatação, chega a soar como piada. De mau gosto.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando, esse produto, pela praticidade que traz, permitindo que se transfira toda a coleção de DVDs para uma espécie de biblioteca (dvdoteca) digital, é muito interessante. Pretendo adquiri-lo assim que desembarcar no Brasil, pois tenho uma coleção muito vasta de DVDs. Tens alguma informação a respeito de possível lançamento e, em caso afirmativo, data de lançamento, deste aparelho em nosso país? Abraço.

    • Não, Raul, infelizmente a Samsung ainda não divulgou seu cronograma para o Brasil. Estamos aguardando. Abs e obrigado pela mensagem. Orlando

  • Acho que a unica maneira de minimizar copias, é deixar de existir qualquer tipo de mídias, existe um enorme contrassenso aí, é como ter um carro de alta performance e nao querer levar multa por excesso de velocidade.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Panasonic, quase dizendo adeus

                  O que se pode depreender quando…

3 semanas ago

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

3 semanas ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 semanas ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 mês ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 meses ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 meses ago