Categories: Uncategorized

1,1 trilhão de dólares digitais

A cifra foi apresentada – creio que pela primeira vez – neste sábado por Jurgen Boyny, diretor da GfK, hoje uma das mais respeitadas empresas de pesquisas de mercado internacionais: o mercado mundial de produtos digitais já ultrapassa 1,1 trilhão de dólares. Boyny falou durante a Conferência Global de Imprensa da IFA 2012, que acompanhamos em Dubrovnik, na Croácia (mais detalhes aqui). Boyny me garantiu que o número é confiável. E mais: que 20% do total apurado em 2011 (pouco mais de US$ 900 bilhões) veio da América Latina.

Parece exagero, mas outros números divulgados pela GfK também são surpreendentes. Exemplo: a participação latinoamericana no tal 1,1 trilhão cairá para 14% este ano, porque está crescendo a presença africana no consumo de aparelhos eletrônicos. Isso mesmo: países como África do Sul, Gana e Nigéria, que possuem populações enormes, estão conseguindo aumentar seu consumo e atrair principalmente os fabricantes asiáticos, que vendem a custo mais baixo. Pelas contas de Boyny, os cinco países que irão puxar o crescimento dessa indústria nos próximos anos são, pela ordem: China, Índia, Brasil, Rússia e África do Sul.

E o que a GfK considera “mundo digital”? Simplesmente, todo aparelho elétrico ou eletrônico que inclua algum tipo de processador de bits. Durante a Conferência da IFA, por exemplo, a empresa alemã Kärcher demonstrou um aspirador de pó robotizado (vejam o vídeo), que acaba de ser lançado na Europa, capaz de executar suas tarefas circulando pela sala sem contato humano e de ser monitorado via internet – o usuário(a) pode assim conferir à distância se a limpeza está sendo bem feita. É um tipo de produto que irá se tornar cada vez mais comum daqui por diante.

“O mundo digital inspira uma série de mudanças de comportamento”, explicou Boyny. “Fabricantes e revendedores precisam estar atentos a isso. A postura do consumidor está mudando, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. Hoje, graças aos sistemas de geolocalização, já é possível a um lojista saber se o seu cliente está por perto e até convidá-lo, via SMS, a aproveitar uma promoção que esteja acontecendo naquele momento”.

No caso do tal aspirador, que tem o sugestivo nome de “robocleaner”, Boyny acha que as lojas poderão faturar muito se souberem usar essa ferramenta (o SMS) para levar as pessoas a vê-lo em funcionamento. É o que ele chama de “shopping everywhere”: graças aos celulares e tablets, você pode comprar literalmente “em qualquer lugar”, ou “de qualquer lugar”. Mas isso pode ser, ao mesmo tempo, uma grande facilidade e uma tremenda dor de cabeça para o consumidor, adverte ele: “É preciso cuidado com a sobrecarga de informação. Cabe ao fabricante e ao revendedor oferecer a orientação adequada, caso contrário aquele cliente se perde”.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago