Nos EUA, ocorre atualmente um interessante debate entre montadoras, fabricantes de acessórios eletrônicos, entidades que lutam por maior segurança no trânsito e órgãos de defesa do consumidor. Marcas de prestígio – Ford, BMW, Mercedes – sofisticaram tanto os sistemas de navegação de seus carros que estes, vejam só, estão se tornando menos controláveis pelo usuário. Já há quem defenda a ação da Suprema Corte para refrear os abusos. Mas essa é uma polêmica que ainda vai longe (vejam isto).
Vejam o que acaba de ser lançado no Japão pela Toyota, hoje a maior montadora do mundo: um brinquedinho chamado Kuruma de DS (tradução literal: “Use o DS no Carro”). Sim, o Nintendo DS, videogame portátil que milhões de crianças (e também alguns adultos) adoram. Nos novos Toyota, o usuário pode transformar o aparelho num super-GPS, fazendo-o “conversar” com o automóvel. Segundo o site Kotaku, especializado em games, não custa barato: o equivalente a US$ 2.600. Mas quem resiste a, em meio ao engarrafamento, curtir um joguinho? Sim, porque no caos atual do trânsito de São Paulo ou Rio, por exemplo, o GPS em si não teria muita utilidade.
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