Categories: Uncategorized

A polêmica do “TV burro”

O comentário que fizemos aqui semanas atrás sobre os Dumb TVs, que são o oposto dos Smart TVs, rendeu várias reações de leitores. Todas elas compreensíveis. Afinal, é de se esperar que a maioria dos que acompanham um blog como este seja mais bem informada que a média dos consumidores, quando não especialistas e/ou profissionais da área. Mas parece interessante ir mais fundo nessa discussão.

De fato, os “TVs inteligentes” enfrentam algumas barreiras, especialmente no Brasil. A mais importante delas é a má qualidade das redes de banda larga: se você não tiver uma conexão ótima, dificilmente conseguirá navegar através do TV e seus inúmeros aplicativos. Outra dificuldade é que, para a maioria dos usuários, navegar pela internet é um ato solitário, individual, enquanto ver televisão é em geral mais gostoso e envolvente quando se está em grupo. Não por acaso, grande parte dos apps oferecidos pelos fabricantes traz conteúdos de vídeo. É o que mais as pessoas querem ver. E, analisando pelo aspecto estritamente técnico, é um desafio embutir tantos recursos num único aparelho de modo que todos funcionem bem – os televisores atuais trazem um computador embutido!

Mas, como em tudo na vida, há um outro lado. Assistir vídeo em alta definição é muito melhor num TV de tela grande. Quem utiliza serviços como Now, Netflix ou mesmo os canais HD do YouTube sabe bem essa diferença. E se for possível ter tudo isso num aparelho só – no caso, o TV – fica mais fácil ainda. Aí é que entra o que alguns leitores chamam de “marketing”, mas que a meu ver é apenas bom senso: a maioria (e põe maioria nisso…) dos consumidores não quer complicação, quer conveniência. Prefere não se preocupar com conexões, adaptações, siglas e formatos. E se encanta ao ver dezenas de atrativos num aparelho, ainda que muitas vezes não saiba para que servem. É para esses consumidores que a indústria trabalha.

Enfim, como bem lembrou um leitor, há mercado para todos (ainda bem). Os mais exigentes continuarão sendo minoria, e sempre terão que pagar mais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago