Bem, não preciso me estender na história. Todo mundo sabe o impacto do iPhone na vida moderna, a começar do fato de que, hoje, está ficando raro encontrar um celular que não tenha tela desse tipo. O site americano Business Insider lista uma série de mudanças que o mundo experimentou a partir do produto criado pela Apple, simplesmente o eletrônico de maior sucesso em todos os tempos. Segundo a empresa de pesquisas Strategy Analytics, já são mais de 250 milhões de unidades vendidas (100 milhões apenas nos últimos doze meses), que geraram ao fabricante uma receita de US$ 150 bilhões.
Mas o mais interessante foi o levantamento feito pelo site NetworkWorld, sobre o que foi dito na época do lançamento (junho de 2007). Sua equipe pesquisou artigos escritos por vários experts na ocasião, todos prevendo que o iPhone seria um fracasso! Equivale a uma aula de humildade. Algumas pérolas coletadas:
“Esse não é o futuro. Meu Nokia e61 é muito melhor”. (Brett Arends, jornalista especializado em finanças, hoje trabalhando no The Wall Street Journal).
“A Apple é incompetente para explorar novos mercados. O iPod foi exceção. O iPhone irá desaparecer com o tempo”. (Mitchell Ashley, executivo de TI e blogueiro).
“O iPhone será uma grande decepção” (Al Ries, consultor de marketing)
“O iPhone será um fracasso, porque seu design está totalmente errado”. (David Platt, programador de computadores e professor em Harvard).
Curioso que o pessoal do site foi atrás dessas pessoas agora, para saber o que teriam a dizer sobre tais previsões. A maioria reconheceu o erro. Mas ninguém foi mais humilde do que Todd Sullivan, consultor de investimentos, que na época recomendou a seus clientes que não comprassem ações da Apple. “O iPhone vai ser um fracasso, e as ações vão despencar”, escreveu ele num relatório. Procurado esta semana para se explicar, Sullivan mandou por email a seguinte mensagem:
“Eu estava errado – enviado do meu iPhone”.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…
View Comments
Nada como ser moderado na opinião.
Belo relato.
Parabens.