Categories: Uncategorized

Começa a guerra dos tablets

Impressionante o destaque dado pela mídia ao tablet Nexus 7 (foto), que a Google Inc. promete lançar em julho para concorrer com o iPad. O assunto já vinha sendo especulado há meses, seguindo o estilo Apple de marketing: gerar o chamado buzz nas redes sociais, criando expectativa para o dia do lançamento (no caso, ontem, em San Francisco, durante a convenção anual de desenvolvedores da empresa).

Evidentemente, ninguém pode prever se o produto será um sucesso, muito menos se conseguirá superar o concorrente em vendas. As armas da Google são bem diferentes das usadas pela Apple, que por sua vez atua de modo bem distinto dos demais fabricantes (vejam o quadro abaixo). Mas achei curioso que ninguém – pelo menos que eu tenha visto – lembrou o lançamento do celular Nexus One, em 2010, um dos maiores fracassos da História. Ao contrário, os elogios ao aparelho foram quase unânimes, o que é no mínimo suspeito – a exemplo de muitos políticos, a Google mantém seus “evangelistas anônimos” ativos na web, e não é segredo que até entre jornalistas especializados americanos o tráfico de informação (para não dizer coisa pior) é, infelizmente, uma prática comum.

De minha parte, prefiro aguardar a chegada do aparelho ao mercado. Por ora, dêem uma olhada no quadro preparado pela equipe do The Wall Street Journal, comparando os quatro modelos de tablet que, provavelmente, estarão na linha de frente dessa nova guerra mercadológica:

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago