Impressionante o destaque dado pela mídia ao tablet Nexus 7 (foto), que a Google Inc. promete lançar em julho para concorrer com o iPad. O assunto já vinha sendo especulado há meses, seguindo o estilo Apple de marketing: gerar o chamado buzz nas redes sociais, criando expectativa para o dia do lançamento (no caso, ontem, em San Francisco, durante a convenção anual de desenvolvedores da empresa).

Evidentemente, ninguém pode prever se o produto será um sucesso, muito menos se conseguirá superar o concorrente em vendas. As armas da Google são bem diferentes das usadas pela Apple, que por sua vez atua de modo bem distinto dos demais fabricantes (vejam o quadro abaixo). Mas achei curioso que ninguém – pelo menos que eu tenha visto – lembrou o lançamento do celular Nexus One, em 2010, um dos maiores fracassos da História. Ao contrário, os elogios ao aparelho foram quase unânimes, o que é no mínimo suspeito – a exemplo de muitos políticos, a Google mantém seus “evangelistas anônimos” ativos na web, e não é segredo que até entre jornalistas especializados americanos o tráfico de informação (para não dizer coisa pior) é, infelizmente, uma prática comum.

De minha parte, prefiro aguardar a chegada do aparelho ao mercado. Por ora, dêem uma olhada no quadro preparado pela equipe do The Wall Street Journal, comparando os quatro modelos de tablet que, provavelmente, estarão na linha de frente dessa nova guerra mercadológica:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *