Categories: Uncategorized

Transmitindo HD sem fio

Ainda não me convenci totalmente com os sistemas de áudio sem fio. Embora sejam, sem dúvida, uma solução prática, e que vem melhorando continuamente, sempre parece que fica faltando alguma coisa, em termos de detalhamento sonoro. Nesse campo, os bons cabos ainda são insubstituíveis. Agora, complicado mesmo é o sinal de vídeo. E quando se fala em transmitir vídeo sem fio então…

O site americano CE Pro, bíblia dos instaladores e projetistas de áudio, vídeo e automação, mostrou esta semana nada menos do que 14 produtos que oferecem essa solução aparentemente mágica: vídeo de alta definição sem o uso de cabos. Numa época em que as pessoas procuram conveniência acima de tudo, poder montar um sistema completo de áudio e vídeo sem ter que passar cabos por todo canto é, como diz o site, “uma bênção”. Sai mais barato (quase sempre) e a obra dá menos dor de cabeça. Só é preciso ver se funciona, mesmo!

Os produtos compilados pelo site variam entre 200 e 1.200 dólares; seu alcance também é variado: de 10 a 50 metros, dependendo do número de obstáculos no meio do caminho (influi muito o tipo de construção). As soluções em HD sem fio disponíveis atualmente dividem-se em três protocolos de comunicação: WiHD (WirelessHD), WHDI (Wireless Home Digital Interface) e UWB (Ultra-wideband). Uma das dificuldades desses protocolos é que, em geral, não “conversam” entre si. Portanto, quem escolhe um deles fica comprometido a usá-lo em toda a instalação. Segundo os fabricantes, todos são compatíveis com as conexões HDMI e o código de proteção anticópia HDCP, além de transportarem também sinais 3D.

É bom lembrar aqui que, ao contrário do que já ouvi muita gente dizer, HDMI (a conexão mais comum da atualidade) não é apenas um tipo de cabo, mas um protocolo de comunicação para áudio e vídeo digital. Cada cabo e cada conector HDMI possui embutido um microchip. Esse, aliás, é um dos motivos pelos quais muita gente se engana ao escolher seus cabos. A tecnologia HDMI é extremamente complexa por dentro, e continua em plena evolução. Costuma ainda provocar aborrecimentos em muitos instaladores, devido às incompatibilidades típicas de códigos e softwares. Quando se escolhe um cabo desses levando em conta somente o preço mais baixo, a chance de problemas aumenta na mesma proporção.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago