Categories: Uncategorized

Será o fim do plasma?

O último levantamento sobre a venda de TVs no mundo mostra que os modelos LCD (com ou sem painel de LED) já dominam 88% do mercado, caminhando para 97% por volta de 2015. Como este ano deve estrear a nova tecnologia OLED, aposta da indústria a partir de 2013, vai sobrar pouquíssimo espaço para o plasma. A conclusão é da consultoria especializada NPD DisplaySearch, que divulgou hoje sua mais recente pesquisa.

Evidentemente, nenhum fabricante comentou o estudo (pelo menos até agora), mas é algo para se pensar. A venda de plasmas vem caindo ano após ano. A previsão para 2012 é uma queda de 26%, ficando com meros 5% de market-share. A menos que surja alguma grande inovação tecnológica, dificilmente os fabricantes continuarão investindo em plasma. O que é uma pena, pois em muitos aspectos esses TVs ainda não foram superados. O problema é que seu custo de fabricação tende a subir, à medida que menos empresas investem.

Curiosamente, a pesquisa revela que a venda de TVs caiu este ano, em termos globais. Com base nos dados do último trimestre, os pesquisadores calcularam que a indústria irá fornecer até dezembro, na soma do ano inteiro, um total de 245 milhões de aparelhos, contra 260 milhões do ano passado. Mas, quando se separa o mercado por tecnologia, vê-se que os LCDs (claro, incluídos aí os LED-LCDs) subiram 5% nas vendas da indústria para o varejo. Isso tudo, evidentemente, se deve à recessão na Europa, EUA e Japão. Nas demais regiões, as vendas somadas crescem 8%.

Outro dado interessante do levantamento é que os TVs de tela grande (50″ ou mais) já representam 7,7% do mercado mundial, com projeção de chegar a 10% em 2015. Este ano, pela primeira vez na História, o tamanho médio dos TVs vendidos irá ultrapassar a marca de 35 polegadas!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • O que prevalece é o menor preço não a melhor imagem, que pena ficarmos sem tvs de plasma.

  • Bem, o que acontece é que quando uma tecnologia cae na boca do povo, as pessoas tendem a seguir isso sem se basear no principal atrativo, que é a QUALIDADE DE IMAGEM.
    As pessoas, como estão acostumadas a baixa definição, e quando apresenta um produto em que aparecem imagens de melhor qualidade, conjugadas a "espessura" dos tvs, principalmente os iluminados por leds, tende a achar que é a melhor tecnologia, por isso que o plasma está perdendo espaço.
    Como instalador, que acompanhei toda a evolução do Plasma, e esse até chegar a preços incrivelmente competitivos em telas de 50 Pol acima, vejo com pesar se um dia o plasma e sua maravilhosa qualidade de imagem e pretos jamais alcançados com os Lcs-Led sair do mercado.
    Se as Oleds alcançarem a qualidade do preto do plasma, que seja bem vindo, pois uma tecnologia sempre vem pra ser melhor que a outra, ai não tem mesmo jeito ao plasma ceder lugar, mas se tiver na mesma qualidade de preto como são nos Lcds, o plasma ainda viverá por muiiitos anos.
    Viva a qualidade do fósforo...e que o plasma dure por muitos e muitos anos

  • Eu acredito que o plasma ficará ainda mais restrito ao público mais exigente (uns chamam hi-end, mas acho o termo cafona). O que eu acredito ser um limitador na tecnologia plasma é que além de termos poucas opções (nunca vi plasma da LG nas lojas, somente Panasonic e Samsung), não é feito um trabalho em cima desta tecnologia da forma como é feita nos LED/LCD. Outro ponto: a Panasonic, considerada a melhor TV em termos de imagens, ainda engatinha na tecnologia Smart e com isto perdeu muito mercado. O usuário comum, que quer comprar um TV com acesso à internet, quando nota que a Pana tem apenas uma parcela pequena de aplicativos e funções encontradas em Samsung e LG, vira as costas e opta mesmo pelas tecnologias que vão além da imagem. A própria Samsung, com seus novos plasmas, tem caprichado muito mais nestas novidades que a Panasonic e eu mesmo, até então defensor desta marca, já considero comprar a plasma da Samsung, pois além de ter boa imagem (sem entrar no mérito do "Ah, mas a Pana é melhor!") me oferta todas as novidades e, como diferencial, controle por voz e gestos.

    Mas no resumo da ópera, eles deverão mesmo ficar segmentados. Até porque, eu não acredito que o OLED terá o mesmo nível de preto e profundidade que os plasmas.

    Abraços!

  • Paulo, eu também sou fã e adepto do plasma, como a minha querida Pana V20.

    Mas de fato os problemas de retenção, por mais que tenham melhorado, nunca foram totalmente superados.

    E o bug do black dos painéis Pana 2009/2010 (que incluem minha V20) pegou muito mal...

    Tenho uma celular Samsung Galaxy SII, com sua exuberante tela Super AMOLED Plus. O nivel de black das telas OLED não terá o mesmo nível mesmo do plasma não. Será sim MUITO superior.

    Palavra de quem nunca teve TV de tela fina que não fosse plasma....

  • Até hoje, só vi uma tv LCD-LED comparável a Panasonic plasma, a Sony da série HX-929, que tem painel full-led com local dimming. Fica realmente difícil escolher entre ela e a nova Panasonic da série VT50, um show de imagem (quem quiser vê-la já, vá ao Morumbi Shopping). Agora, tenho a mesma opinião do colega Luis Santos, o que vai enterrar de vez o plasma será a tv OLED. Aos defensores ferrenhos do plasma, não adianta reclamar, os dias vão passando e a tecnologia vai desenvolvendo produtos cada vez melhores (alguém lembra das TVs de tubo da Sony Trinitron XBR? Eram o "must" e hoje são sucatas).

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago