Categories: Jeitinho Brasileiro

Futebol e suborno, paixões brasileiras?

Nesta quinta-feira, a imprensa internacional repercutiu a decisão da Justiça suíça, que liberou os nomes dos dois principais envolvidos no esquema de corrupção da FIFA, denunciado anos atrás por jornalistas ingleses. São eles, claro, João Havelange e seu genro Ricardo Teixeira. Todo mundo sabia, mas até agora não existiam provas formais. Finalmente, os juízes suíços entenderam que, mesmo sem poder punir os salafrários, pelo menos a sociedade (no caso, a brasileira) tem o direito de saber seus nomes.

O que mais me chamou a atenção no episódio foi a argumentação dos advogados que defenderam a FIFA. Eles escreveram, e assinaram embaixo, que de nada adianta a entidade tentar – como seria razoável – obter a devolução do dinheiro que os dois pilantras arrecadaram ilegalmente, via suborno explícito. Alegaram que “pagamentos de subornos pertencem ao salário recorrente da maioria da população da América do Sul e da África”.

Se o governo brasileiro não estivesse envolvido até o pescoço nas tramoias da FIFA, seria o caso de processar a entidade, no mínimo, por ofensa ao povo brasileiro. Ou você, que é assalariado, se sente confortável com a acusação de que recebe suborno?

Se não é esse o seu caso, o site da ESPN conta a história em detalhes.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago