Categories: Uncategorized

OLED, dez vezes mais caro

Ainda sobre o assunto OLED, que abordamos aqui ontem, vale a pena comentar um estudo divulgado hoje pela NPD DisplaySearch, principal empresa de análises do mercado mundial de equipamentos eletrônicos. Com base em dados fornecidos pelos  fabricantes, os pesquisadores calcularam a diferença entre os custos de produção de um TV de 55″, comparando três tecnologias: LCD, WOLED (o chamado “OLED branco”) e OLED RGB; vejam aqui mais detalhes sobre o levantamento.

Anotem: a diferença é de oito vezes no caso do WOLED, proposto pela LG, e de dez vezes para o modelo RGB, da Samsung. Este último é apontado como o “high-end” do segmento e, por isso mesmo, irá demorar mais para chegar ao mercado e custará mais caro ao consumidor. Ainda segundo a pesquisa, o valor mais alto se deve basicamente ao uso de materiais mais nobres e ao baixo yield, nome que se dá na indústria ao fator de rendimento da linha de produção e que varia conforme o produto e à sofisticação dos equipamentos utilizados na sua fabricação. Quando se tem baixo yield, as perdas são maiores. Ou seja, só se justifica fabricar se a margem de lucro for muito alta.

Como se vê, a tecnologia OLED continua sendo um desafio para os fabricantes. Com tudo isso, falar em produzir esse tipo de TV no Brasil chega a ser uma insanidade!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Vai se repetir o que aconteceu quando da chegada dos plasmas que nos primordios do seu lançamento no Brasil,se pagava por um tv,o preço de um pequeno apartamento.Só que hoje não temos a urgência da nova tecnologia pois as tvs que temos já possuem qualidade de imagem bastante alta e o salto de qualidade para as OLED não vai ser tão grande assim.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago