Categories: Uncategorized

4K é o nome do jogo

Pelo visto, não foi mera coincidência o fato de, como comentamos aqui, o pessoal da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) ter dedicado horas de seu congresso, na semana passada, para discutir a tecnologia 4K. Hoje, o assunto foi destaque para dois dos principais expositores da IFA. Sony e Panasonic foram os primeiros fabricantes a apresentarem seus trunfos para os próximos anos, e ambas deixaram claro que apostam na melhoria da qualidade de imagem para liderar o mercado.

É bom lembrar que a indústria japonesa está precisando de uma reviravolta. E esta não irá acontecer no campo dos produtos chamados “populares”, pois este já está dominado pelos coreanos e chineses. Se há uma chance para o Japão retomar a liderança, é nos produtos de alta tecnologia. E o 4K preenche totalmente esse requisito, pois mexe não apenas com a indústria de equipamentos, mas com todo o ecosistema (palavra da moda), incluindo displays, players, cinema, broadcast e todos os seus subprodutos. Será uma revolução igual ou maior que a do HDTV. O único detalhe é que ninguém sabe quando acontecerá.

Se dependesse apenas dos fabricantes japoneses, aconteceria hoje mesmo. A Sony, por exemplo, fez grande alarde de seu primeiro TV 4K, de 84″ (foto acima), que fatalmente será a estrela de seu estande quando a IFA abrir as portas, na sexta-feira. Vimos de perto, inclusive numa espécie de “prova de fogo”, que é a conversão de imagens Full-HD para 4K. Ninguém falou ainda em preço, mas tem tudo para ser um marco na evolução da tecnologia, como foram os velhos Wega, de tubo, nos anos 1990 – bem, a LG já anunciou que irá mostrar o seu aqui na IFA; vamos aguardar antes de fazer comparações.

Já a Panasonic dificilmente deixará de levar o “Oscar” de maior TV da feira: seu 4K tem nada menos do que 145 polegadas; na verdade, não é 4K, mas 8K, um tipo de TV conhecido como Super Hi-Vision, conceito criado pela rede de televisão NHK, do Japão (já falamos sobre o assunto aqui). Há duas outras diferenças em relação ao modelo da Sony: este é LED, enquanto o da Panasonic é plasma; só que, enquanto a Sony promete colocar o seu à venda ainda este ano, dificilmente teremos um 145″ no mercado tão cedo. Se o modelo da LG, já lançado na Coreia, está na faixa dos 22 mil dólares, quem arrisca um palpite sobre o preço desse gigante da Panasonic?

Curioso foi que, durante a apresentação, os executivos da empresa japonesa mal falaram do produto, preferindo destacar que sua linha de TVs LED-LCD irá aumentar; e que todos os seus novos produtos agora passam a se integrar à rede Smart Viera. Mas este é assunto para outro comentário.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago