Como nada acontece por acaso, hoje de manhã fiz um programa que estava ensaiado há anos e nunca acontecia: visitar o Museu de Tecnologia de Berlim, este sim de verdade, com várias salas dedicadas não apenas a áudio e vídeo, mas a telefonia, transportes, artes gráficas, indústria, enfim, todos os ramos que, ao longo dos séculos, se beneficiaram dos avanços tecnológicos. O televisor da foto, por exemplo, está lá. É um modelo de 1941, um dos primeiros comercializados na Alemanha. Como se vê, traz um espelho para refletir as imagens da tela, pois os fabricantes da época não sabiam como manter o tubo de raios catódicos na horizontal (e a tela, portanto, na vertical).
Para quem não sabe, foram os alemães que inventaram a televisão. E, pelo que aprendi no Museu, faltou pouco para que a invenção chegasse a tempo de Hitler poder utilizá-la na guerra. Sua ideia era doutrinar crianças e jovens com essa “arma”. Felizmente, o ditador não viveu para ver que tinha razão: nada fascina tanto as crianças quanto uma tela de TV.
Quem quiser saber mais sobre o Museu, pode visitar o site oficial. E quem vier a Berlim deve, com certeza, incluí-lo em seu roteiro.
Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…
Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…
Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…
No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…
Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…