Categories: Uncategorized

Jobs morreu! Se é que Jobs morre…

Nesta sexta-feira, completa-se um ano desde a morte de Steve Jobs. “Morte”, no caso, talvez seja uma força de expressão: para muita gente, o homem ainda está aí, invisível mas fiscalizando o modo como usamos os produtos que criou!

Em meio a tanto que já foi publicado sobre Jobs, duas notícias me chamaram a atenção esta semana. A casa onde Jobs morava em Palo Alto (Califórnia) segue os passos da mansão Graceland, em Memphis, onde está enterrado Elvis Presley. Virou atração turística (vejam a foto), e amanhã terá vigílias, flores, orações e tudo mais que normalmente é provocado por um mito.

Mas o mais interessante encontrei hoje no site Slashgear: um documento histórico, gravação de uma palestra sua em 1983, num evento sobre design, da qual pouco se sabia até agora. A voz de Jobs ficou registrada numa fita cassete, daquelas que eram usadas na época, e a fita permaneceu desaparecida durante quase 30 anos. Um sujeito chamado John Celuch foi quem fez a gravação e, agora, reencontrou a fita.

Além de ser material raro, desses que poderiam ser vendidos em leilões de colecionadores, a fita contém frases de Jobs que, hoje, soam como verdadeiras profecias. Uma delas: “A Apple pensa colocar um computador dentro de um livro, que você possa carregar por aí e aprender a usar em 20 minutos.” Se alguém pensou em tablet, acertou. Mais: “Esse computador vai se conectar com outros via sinais de rádio, sem fio, e acessar grandes bancos de dados em qualquer lugar.” Internet e Wi-Fi eram então coisas de ficção científica.

Pois é, o homem tinha essa visão em 1983!!!

Quando escrevi o livro Os Visionários, encontrei muita coisa a respeito de Steve Jobs. Mas jamais tive acesso a previsões como essas (a gravação contém várias outras). Quem quiser ir mais fundo no assunto pode entrar na loja iTunes e baixar, de graça, um soberbo lote de depoimentos de Jobs, em vídeo ou MP3. Clique aqui.

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Streaming: plataformas se unem contra tributação

Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…

2 dias ago

Tarifas já afetam custos da automação nos EUA

      Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…

3 dias ago

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 semanas ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 semanas ago