Categories: Uncategorized

Quem paga a conta?

A doze dias do sorteio dos grupos da Copa das Confederações, que será em 2013, ninguém sabe ainda como funcionará a rede para cobertura do evento. Sim, a tradicional cerimônia está marcada para dia 1 de dezembro no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Será (ou seria?) o primeiro teste para a organização da Copa de 2014. Mas, até o momento em que escrevo, o governo brasileiro ainda não se entendeu com a Fifa sobre quem é o responsável pela geração do sinal para a rede internacional.

Segundo o site Convergência Digital, o clima está “azedo” entre autoridades das duas instâncias. A Fifa tem por hábito mandar e desmandar nos países onde organiza seus eventos, principalmente os que se localizam abaixo da linha do Equador. No caso da estrutura técnica de transmissão, a entidade sempre inclui entre seus patrocinadores uma operadora de telecom, deixando a cargo desta a montagem da rede. Para a Copa de 2014, o patrocínio é da Oi, só que a empresa diz que essa responsabilidade não é sua. “Uma coisa é a infraestrutura, e isso o governo tem de fazer”, diz o presidente da Oi, Francisco Valim. “Eu tenho que entregar a capacidade de fazer essa infraestrutura falar.”

De fato, deixar que o governo assuma o custo e a trabalheira toda é a saída mais cômoda para a empresa. Mas o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, se nega a fazê-lo “de graça”. E a Fifa também não quer arcar com essa conta. O problema é que o tempo corre mais rápido do que a capacidade de decisão dessas pessoas.

E pensar que tudo isso se deve apenas à transmissão de uma cerimônia com menos de uma hora de duração, em local fechado e onde normalmente acontecem grandes eventos. Imaginem se fosse um jogo num estádio lotado e com centenas de jornalistas estrangeiros… Bela prévia da Copa no Brasil.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago