Categories: Jeitinho Brasileiro

Miudezas cheias de significados

Roubo o título acima de uma frase da colunista Eliane Cantanhede, da Folha de São Paulo, que neste domingo lembra pequenos detalhes para ajudar a explicar por que o PT chegou a esse fundo de poço. Confesso que minha curta memória havia apagado, por exemplo, que logo após o marido assumir o cargo de Presidente da República, dona Marisa mandou sua cadelinha passear num carro oficial; e mandou pintar uma estrela vermelha no jardim do Palácio da Alvorada; e mandou um avião do governo levar seus filhos, e os amigos dos filhos, numa viagem de turismo; e mandou sei lá mais o quê…

Eram senhas para que pessoas próximas ao poder tomassem conta do chamado aparelho estatal, como se sabe hoje. Lula e família queriam dizer: “Sim, nós podemos.” E todos os petistas (bem, sejamos justos, nem todos) acreditaram, assim como muitos integrantes da inefável “base aliada”. Deixaram para trás, dessa maneira sórdida e mesquinha, os anos de luta contra a corrupção e a ditadura, as campanhas cívicas (Diretas Já, Caras Pintadas). Era como se dissessem: “Agora que chegamos aqui, vamos nos refestelar.”

Outro colunista, Elio Gaspari, acha que esses maus hábitos não terminaram com o fim do governo Lula, ao contrário, estão bem vivos na administração atual, embora dona Dilma queira exibir sua imagem de “faxineira”. Pode até querer, mas quando muitos passam a acreditar no “sim, nós podemos” fica impossível controlar.

Não foi à tôa que figuras como Helio Bicudo, Cristóvão Buarque e Marina Silva afastaram-se desse lamaçal. Quem pode levar cadelinhas para passear em carro oficial também pode liberar bilhões para empresários amigos. Aquilo é apenas um pequeno sinal, uma miudeza.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago