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Amazon e Google brigam no Brasil

Exatamente no mesmo dia, como se tivessem combinado, duas gigantes da internet iniciaram suas operações de venda online hoje no Brasil: Amazon e Google Play. Bem, esta última já estava presente há alguns meses; a novidade de hoje foi o início das vendas de livros digitais, justamente o grande negócio da concorrente Amazon, maior loja virtual do planeta. Mas a Amazon preparou com carinho essa sua entrada no mercado brasileiro, apostando em dois fatores que a esta altura não são totalmente confiáveis: a melhoria das redes de banda larga e a manutenção do nível de consumo da classe média, pressionada pela inadimplência.

O site da Amazon segue minuciosamente o original americano, em termos de visual. Se conseguir oferecer a mesma agilidade e eficiência na navegação, teremos um novo benchmark no e-commerce brasileiro. Hoje, a maioria das lojas virtuais sofre de pelo menos um destes problemas: lentidão, travamentos constantes, erros de informação ou falta de segurança. Talvez os executivos da empresa tenham pensado em tudo isso quando decidiram investir no Brasil diretamente, digo, sem um parceiro local como se pensava no início. De fato, esses são problemas totalmente desconhecidos de quem usa a Amazon.com.

Numa rápida passada pelos dois sites (Amazon Brasil e Google Play), deu para perceber que a oferta de livros ainda é incipiente – embora a primeira anuncie que já tem 13 mil títulos à venda. Nesse aspecto, a Google leva vantagem porque oferece não só livros, mas também filmes e aplicativos Android. Com certeza, terá mais visitantes. Pelo menos por ora, a Amazon diz que não pensa em ampliar suas ofertas; seu catálogo de discos nos EUA é hoje insuperável, e o de filmes só perde, talvez, para o da Netflix. Mas, para lançá-los aqui, a Amazon precisa antes se acertar com os estúdios de cinema, uma negociação nada fácil.

E há ainda, como sempre, a questão dos preços. Será que a Amazon, e mesmo a Google Play, conseguirá praticar valores muito mais baixos que as lojas virtuais brasileiras? Um ebook de sucesso a 20 ou 25 reais parece razoável, mas essa é a faixa de preços, por exemplo, na Livraria Cultura. Outro ponto: será possível manter uma loja virtual no Brasil somente vendendo livros, sem dar prejuízo? Duvido muito.

Enfim, são perguntas que o tempo deverá responder. Enquanto isso, boa leitura.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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