Categories: Uncategorized

O primeiro canal de TV em 4K

Quase dois anos atrás, surgiu nos EUA o primeiro canal de TV totalmente dedicado a conteúdos 3D. O 3net era uma joint-venture entre Sony, Discovery e IMAX, com o objetivo de “popularizar” essa tecnologia, até onde isso é possível. Claro, não é trabalho para um ano, talvez seja para uma década… Fato é que o canal, distribuído por várias operadoras de cabo e satélite, vem aos poucos ampliando a oferta de programas, que negocia com diversos fornecedores, além de usar o que é produzido pelas três associadas. E acaba de criar uma produtora própria, a 3net Studios, com a missão de aumentar as atrações para seu público.

A novidade é que essa produtora, por enquanto pequena, foi preparada para gerar conteúdos em resolução 4K. Já está em andamento a primeira série toda feita em 4K nativo. Chama-se Space e pretende mostrar, com o máximo detalhamento, os fenômenos que, segundo os cientistas, foram responsáveis pelo surgimento e a evolução do universo. Os produtores prometem coisas como a temperatura do planeta Mercurio, um rabo de cometa por dentro e a experiência de viajar na velocidade da luz! A direção do canal 3net classifica a produção como “TotalD”, prometendo levar ao ar versões em 3D 4K, 2D 4K, 3D 2K e até em 3D HD (720p). Quem já viu em Blu-ray o documentário Planet Earth, da BBC (foto acima), sabe bem o que esperar.

Numa entrevista à revista Forbes, há cerca de dois meses, Tom Cosgrove, presidente da 3net, disse não ter dúvidas de que o lançamento de TVs 4K – como os da LG e da Sony, já vendidos no Brasil – irá impulsionar seu negócio. “Agora, a experiência 3D passa a ser sempre em alta definição”, comentou ele, referindo-se ao fato de que o sinal 4K pode ser dividido em dois (um para cada olho) sem degradar a imagem, deficiência que muitos apontam nos TVs 3D atuais.

Só para dar um gostinho: o canal 3net já oferece cerca de 60 atrações em 3D, entre documentários, esportes de ação e shows musicais. Por enquanto, está dando para sustentar as 24 horas do dia. Mesmo porque ninguém assiste televisão 24 horas. E duvido que alguém consiga assistir mais do que duas horas com óculos 3D…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Pô, demorou para as nossas operadoras firmarem contrato para termos um 3net aqui também, hein! Esta lentidão que empacam a vida no Brasil... arre....

  • ORLANDO,TENDO UMA TV 3D COM ACESSO A INTERNET,POSSO ASSISTIR AO CANAL 3DNET?????

    • Não, Cesar. Infelizmente, esse canal não é acessível aqui no Brasil, apenas para quem mora nos EUA. Abs. orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago