Ao solicitar manifestação do INPI a respeito, a Gradiente alega ter pedido o registro da marca em seu nome no ano de 2000; o órgão concedeu em 2007, com validade até 2018. Em 2000, nem mesmo o iPod havia sido lançado… Como é norma nesses casos, o INPI não fornece detalhes do processo. Mas alguns aspectos são, no mínimo, estranhos. Até onde sei, quando se obtém registro de uma marca fica-se também com a obrigação de usá-la em até dois anos, caso contrário outra empresa pode tomar a frente.
De qualquer modo, deve obter sucesso. E certamente irá abrir mão de seu direito, em troca de uma boa indenização em dinheiro. Foi exatamente esse o desfecho da disputa em torno da marca PlayStation, que a Gradiente havia registrado nos anos 1990 e vendeu à Sony em 2002, por um valor não revelado. Foi também a forma encontrada pela Apple, em 2012, para conseguir lançar seu iPad na China, onde a empresa Proview havia registrado a marca; neste caso, a indenização foi de US$ 60 milhões.
Enfim, com dinheiro tudo se ajeita. Para uma empresa que fatura em torno de US$ 60 bilhões por ano, um acordo como esse tem sabor de cafezinho. Já para a endividada Gradiente, agora rebatizada CBTD (Companhia Brasileira de Tecnologia Digital), fará uma enorme diferença.
Em tempo: este vídeo no YouTube conta a versão da Gradiente para a história.
Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…
Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…
Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…
Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…
A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…
Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…
View Comments
A Gradiente ao contrario do que dito na materia acima, lançou um telefone com a marca G GRADIENTE iphone em 2000 logo apos requerer a patente. o link mostra foto do produto.
http://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2013/01/gradiente3.jpg
O que mais esperar da Gradiente? A Marca pertencia a um maluco, que vivia da fama do System One da década de 80 e nunca quis enxergar que a Marca só atraía consumidores da Classe C e D a MUITO tempo. Este maluco fez e desfez, arrebentando o Mercado e deixando milhares de consumidores frustrados e desamparados. Vc se lembram que eles quebraram o acordo regional do DVD?? Enfim...quem comprar um produto desta marca deve ser MUITO desinformado!!!
concordo com o fernando kosin. mas se a situação fosse inversa. a Apple adotaria prvidencias ainda mais severas. para garantir seus direitos.