Categories: Uncategorized

Novo marco em qualidade de áudio?

Um dos maiores dilemas, hoje, para quem gosta de ouvir música com boa resolução é: continuar adquirindo CDs (ou LPs, que voltaram à moda), ou contentar-se com as limitações do MP3, ainda que estas tenham sido minimizadas ultimamente. O uso das mídias físicas, como já foi tantas vezes comentado, envolve bons players, cada vez mais raros, sem falar no custo dos discos. Já os downloads, muito mais práticos e baratos, acabam esbarrando na questão da resolução de áudio, que é agravada quando se usa um player que não foi feito para reproduzir música (um computador, por exemplo).

Não sei se é exagero, mas li recentemente vários sites internacionais elogiarem um produto chamado Dragonfly, lançado no ano passado pela AudioQuest, um dos principais fabricantes de cabos e conectores dos EUA. O prestigiado Robert Harley, por exemplo, papa do áudio high-end, adorou a solução: um conversor DAC (digital para analógico) na forma de pen-drive, com conector USB. Segundo ele, o acessório utiliza chips avançados (foto abaixo) e componentes high-end. Harley fez inclusive o teste comparativo, usando um conversor externo de alto padrão (leia aqui seu comentário publicado na revista The Absolute Sound).

 

 

O conversor USB (é assim que o fabricante denomina: Dragonfly USB DAC) pode ser usado com fone de ouvido ou com sistema de áudio estéreo. Nos dois casos, a vantagem é que basta plugá-lo na saída USB do computador para ouvir suas músicas com qualidade bem superior àquela a que você está acostumado. Só há uma restrição: não é compatível com arquivos acima de 96kHz; nesse caso, o conversor “informa” ao computador esse, digamos, pequeno detalhe e o PC faz o que se chama downsample, reduzindo a frequência para 96. É provável que a AudioQuest esteja preparando uma nova versão, corrigindo essa deficiência.

Eu disse “deficiência”? Bem, pelo que li, quando se compara o som obtido dessa forma com o que normalmente sai dos computadores, o ganho é expressivo. Ainda mais considerando que o preço final do Dragonfly no mercado americano está em US$ 249. Para quem quiser saber mais, este vídeo dá detalhes sobre o funcionamento do bichinho.

Em tempo: o distribuidor da AudioQuest no Brasil é a Som Maior.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago