Era a opinião de um executivo dessa empresa, especialista em consultoria e estudos de mercado, falando num evento sobre Tecnologia de Redes. Disse ele, textualmente: “O IPTV não tem espaço no futuro. Na Accenture não aconselhamos nenhuma operadora a seguir este caminho, pois ele simplesmente não vingará.”
Não sei se agora, quase dois anos depois, o tal consultor mudou de ideia. Digo agora, quando nove entre dez empresas da área de tecnologia já lançaram, ou estão desenvolvendo, serviços híbridos de TV+internet, identificados genericamente pela sigla IPTV. Estarão todas elas jogando dinheiro fora, como o executivo então aconselhava a seus clientes?
Claro que não é justo generalizar? Mas, ao (re)ler essa notícia me lembrei de um velho amigo, grande empresário brasileiro, que dizia: “Comecei do nada e construí tudo com muito esforço. Além disso, pago ótimos salários a excelentes executivos, que ajudam a manter minha empresa crescendo, investindo e gerando empregos. Não posso aceitar que um consultor, ainda mais alguém que nunca dirigiu um negócio próprio, venha aqui me dizer como tenho que administrar o meu.”
Lembrei também da frase do grande físico dinamarquês Niels Bohr, Prêmio Nobel em 1922: “Fazer previsões é muito difícil, especialmente se for sobre o futuro.”
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