Categories: Uncategorized

Previsões, só sobre o passado!

Na hora de “limpar” o computador, é mais ou menos como fuçar em gavetas antigas: acaba saindo cada coisa… Durante o Carnaval, me surpreendi ao encontrar, esquecidos, artigos e notícias que guardei pensando que um dia poderiam me servir. Claro, a maioria foi para a lixeira. Alguns textos, no entanto, dão o que pensar. Vejam esta peróla, que saiu no excelente site Tela Viva no dia 26 de abril de 2011: “‘IPTV não tem futuro’, sentencia Accenture”.

Era a opinião de um executivo dessa empresa, especialista em consultoria e estudos de mercado, falando num evento sobre Tecnologia de Redes. Disse ele, textualmente: “O IPTV não tem espaço no futuro. Na Accenture não aconselhamos nenhuma operadora a seguir este caminho, pois ele simplesmente não vingará.”

Não sei se agora, quase dois anos depois, o tal consultor mudou de ideia. Digo agora, quando nove entre dez empresas da área de tecnologia já lançaram, ou estão desenvolvendo, serviços híbridos de TV+internet, identificados genericamente pela sigla IPTV. Estarão todas elas jogando dinheiro fora, como o executivo então aconselhava a seus clientes?

Claro que não é justo generalizar? Mas, ao (re)ler essa notícia me lembrei de um velho amigo, grande empresário brasileiro, que dizia: “Comecei do nada e construí tudo com muito esforço. Além disso, pago ótimos salários a excelentes executivos, que ajudam a manter minha empresa crescendo, investindo e gerando empregos. Não posso aceitar que um consultor, ainda mais alguém que nunca dirigiu um negócio próprio, venha aqui me dizer como tenho que administrar o meu.”

Lembrei também da frase do grande físico dinamarquês Niels Bohr, Prêmio Nobel em 1922: “Fazer previsões é muito difícil, especialmente se for sobre o futuro.”

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago