Categories: Uncategorized

Quem é vivo sempre aprende


Nesta segunda-feira 25, começamos mais uma série de encontros técnicos dentro do Programa de Certificação Home Expert, que se estenderá por todo o ano. Com patrocínio de quatro empresas (Cabos Golden, Controllar, Epson e Yamaha) e apoio de duas respeitadas entidades do setor de tecnologia – Aureside, de automação residencial, e SET, que representa os profissionais de televisão -, entramos no terceiro ano do Programa, que em 2011 e 2012 formou 64 integradores.

Já comentamos aqui, mas nunca é demais repetir, que esse tipo de iniciativa, infelizmente rara no Brasil, é fundamental para a evolução do mercado. Se em todas as áreas da atividade humana o aprendizado contínuo é importante, para quem trabalha com tecnologia é algo obrigatório. A velocidade das mudanças às vezes deixa o profissional em situação constrangedora, inclusive diante de clientes, o que pode ser fatal. Começamos a promover eventos técnicos no já distante ano de 1998, e desde então vimos diversas empresas nascerem e morrerem por não conseguir se atualizar tecnologicamente. Mais do que isso, as mudanças de comportamento do usuário, hoje mais exigente do que nunca, impõem que o profissional se atualize também do ponto de vista do relacionamento, adotando novas técnicas de venda e pós-venda.

Foi por isso que decidimos abranger no Programa de Certificação Home Expert não apenas as especialidades técnicas, mas também as de caráter mercadológico. A ideia é que o profissional, ao fim do curso, tenha uma visão global do mercado, seja para conduzir um negócio próprio ou para obter colocação numa empresa já estabelecida, seja para atuar no varejo, num laboratório ou “em campo”. Em paralelo, trabalhamos para que o consumidor passe a enxergar de outra forma o trabalho de projetar e instalar sistemas eletrônicos, especialmente quando estes envolvem alta tecnologia. O profissional certificado como “Home Expert” terá de ser capaz de dar respostas concretas e bem embasadas a seus clientes, e estes precisarão reconhecer sua especialização pagando não apenas pelos produtos, mas pelos serviços.

A quem ainda não está informado, sugiro uma visita ao site Home Expert para ver quanto já caminhamos desde a primeira aula, dois anos atrás. E, aos profissionais do setor, a dica só pode ser esta: venham aprender!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Gostaria muito de ter participado da edição HE deste ano, mas ainda não foi desta vez. Até o final do ano pretendo fazer alguns cursos mais simples para iniciar os estudos de forma, digamos, mais profissional para poder ingressar em um próximo HE. Sucesso a todos e parabéns pela iniciativa!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago