Categories: Uncategorized

TV e streaming, agora com DTS

A próxima linha de TVs e players Blu-ray da Samsung, que chega às lojas dos EUA em junho, virá de fábrica com processador de áudio DTS-HD. Esse padrão, já conhecido há anos dos usuários de home theater, é concorrente direto dos Dolby Digital e pode ser encontrado tanto em cinemas quanto em vídeos Blu-ray. Para alguns especialistas, é superior em termos de envolvimento surround (confesso que, para mim, as diferenças são mínimas). De qualquer modo, a DTS (Digital Theater Systems), empresa californiana fundada em 1991, está sendo pioneira em explorar o universo dos smart TVs e do áudio digital.

Ao anunciar a novidade na última segunda-feira, em Los Angeles, Brian Towne, vice-presidente da empresa, confirmou que a intenção é transformar o padrão DTS em referência tanto para usuários de TV quanto para internautas em geral, oferecendo áudio via streaming com melhor qualidade. “Quem nunca ouviu vai ficar encantado”, comentou ele. “Todo mundo sabe que o streaming é o futuro do áudio, mas queremos que o consumidor de música e filmes digitais perceba os benefícios de uma experiência de imersão sonora, assim como já se tem hoje num bom home theater.”

O acordo com a Samsung é o primeiro entre um grande fabricante de aparelhos de massa e uma empresa de software para processamento (sim, a LG já lançou TVs com certificação THX, mas aqui o caso é diferente: a DTS vai fornecer chips para a Samsung embutir em seus TVs e players). Segundo Towne, quando o usuário fizer seu streaming, ou mesmo download, usando esses aparelhos, o sinal virá codificado de tal forma que o chip identifique e processe como DTS-HD. “A qualidade será a mesma de um Blu-ray”, prometeu ele. No caso dos filmes, o sistema começa a ser usado em 4 mil títulos que, no mercado americano, serão oferecidos pelo serviço CinemaNow, mantido pela rede de lojas Best Buy.

Vamos ver se a novidade também chega ao Brasil.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago