dts-HDA próxima linha de TVs e players Blu-ray da Samsung, que chega às lojas dos EUA em junho, virá de fábrica com processador de áudio DTS-HD. Esse padrão, já conhecido há anos dos usuários de home theater, é concorrente direto dos Dolby Digital e pode ser encontrado tanto em cinemas quanto em vídeos Blu-ray. Para alguns especialistas, é superior em termos de envolvimento surround (confesso que, para mim, as diferenças são mínimas). De qualquer modo, a DTS (Digital Theater Systems), empresa californiana fundada em 1991, está sendo pioneira em explorar o universo dos smart TVs e do áudio digital.

Ao anunciar a novidade na última segunda-feira, em Los Angeles, Brian Towne, vice-presidente da empresa, confirmou que a intenção é transformar o padrão DTS em referência tanto para usuários de TV quanto para internautas em geral, oferecendo áudio via streaming com melhor qualidade. “Quem nunca ouviu vai ficar encantado”, comentou ele. “Todo mundo sabe que o streaming é o futuro do áudio, mas queremos que o consumidor de música e filmes digitais perceba os benefícios de uma experiência de imersão sonora, assim como já se tem hoje num bom home theater.”

O acordo com a Samsung é o primeiro entre um grande fabricante de aparelhos de massa e uma empresa de software para processamento (sim, a LG já lançou TVs com certificação THX, mas aqui o caso é diferente: a DTS vai fornecer chips para a Samsung embutir em seus TVs e players). Segundo Towne, quando o usuário fizer seu streaming, ou mesmo download, usando esses aparelhos, o sinal virá codificado de tal forma que o chip identifique e processe como DTS-HD. “A qualidade será a mesma de um Blu-ray”, prometeu ele. No caso dos filmes, o sistema começa a ser usado em 4 mil títulos que, no mercado americano, serão oferecidos pelo serviço CinemaNow, mantido pela rede de lojas Best Buy.

Vamos ver se a novidade também chega ao Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *