Categories: Uncategorized

Sky vs Anatel, mais uma vez

Pressionada por setores do governo e do Congresso, a Anatel decidiu apertar o cerco contra a Sky, que não está cumprindo uma das normas do regulamento do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado). Trata-se do chamado must-carry, item da legislação que obriga as operadoras de TV por assinatura a incluírem em seus pacotes o sinal das TVs abertas. A Sky contesta na Justiça essa obrigatoriedade, alegando que a lei permite a análise de cada canal caso a caso. A Anatel exige a inclusão de 14 emissoras consideradas redes nacionais, mas a Sky só transmite o sinal de oito: Globo, SBT, Band, Record, RedeTV, Rede Vida, TV Canção Nova e RIT, deixando de fora Record News, MTV, Mix, CNT, TV Aparecida e Rede Brasil.

Esta última, que pertence ao deputado paulista Celso Russomano, funcionário da Record e ligado à bancada evangélica, entrou com ação judicial contra a Sky por causa da exclusão. Agora, a Anatel decidiu agir em favor das emissoras, alegando que a operadora precisa escolher: ou carrega todos os canais, ou não carrega nenhum. Segundo o site Tela Viva, mais do que defender o mercado como um todo, a Agência está agindo por pressão da Rede Brasil; nos bastidores, sabe-se que parlamentares ligados à ala evangélica também pressionam, o que acaba se tornando mais um ponto de conflito com o governo neste período pré-eleitoral.

Que a Lei do SeAC foi mal redigida e aprovada às pressas, já se sabe há muito tempo. Não é por acaso que correm três ações contra o texto no Supremo Tribunal Federal. A Anatel, no entanto, conseguiu piorar as coisas com seu regulamento esdrúxulo, que escolheu 14 redes como “nacionais”, sem deixar claros os critérios dessa escolha. Agora, caberá à Justiça decidir, e ambas – Sky e Anatel – prometem ir até as últimas instâncias (que, nesse caso, podem estar mais uma vez no STF).

Para entender melhor o imbroglio, leia este artigo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

3 dias ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

4 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

1 mês ago