Categories: Uncategorized

Correndo atrás do VoD

As estatísticas disponíveis são unânimes: no mundo inteiro, as pessoas assistem cada vez mais a vídeo. Sejam os vídeos pessoais, que circulam pelas redes e muitos colocam no YouTube, sejam os sites de compartilhamento onde se encontram vídeos até de graça, sejam as lojas virtuais (iTunes, Amazon, Netflix), o vídeo – como diz meu amigo Antonio Salles, especialista na matéria – é a grande “novidade” do mercado.

Se essa é a realidade mundial, imaginem no Brasil, onde 90% da população é fissurada por televisão (uma das formas de distribuição de vídeo). Não é coincidência que quase todas as operadoras de TV por assinatura, e mesmo as principais emissoras abertas, estejam expandindo a oferta de conteúdos sob demanda. VoD (Video-on-Demand) é a palavra da hora, e quem conseguir oferecer a melhor e maior variedade de serviços nesse formato tem tudo para liderar o mercado.

Apenas nas últimas semanas, vejam o que foi anunciado no Brasil em VoD:

Globosat – A maior programadora nacional, que foi a primeira a investir em VoD, com o serviço Muu, não está economizando nessa área. Utiliza a força de suas marcas Telecine e GNT para atrair mais parceiros. Um dos acordos (com Sony Music e Universal Music) prevê a criação do canal +BIS, dedicado a distribuir shows e documentários sobre música. Será um serviço do tipo S-VoD, ou seja, sob demanda mas com pagamento de assinatura mensal. Receitas culinárias, esportes e conteúdos culturais também estão sendo direcionados a canais específicos de VoD, onde o assinante das operadoras que exibem os canais Globosat poderá, na prática, escolher o quê e quando assistir.

(Cabe aqui uma observação. De todas as empresas brasileiras de TV paga, a Globosat é certamente aquela que tem melhores condições de explorar o formato VoD, devido à enorme quantidade de conteúdos produzidos pelos seus canais – e é justo incluir aí o que sai da própria TV Globo. Vai ser difícil alguém competir).

Claro TV – A um passo de unificar suas operações com a Net (ambas agora pertencem ao mesmo dono, o grupo mexicano America Móvil), a Claro ainda pode distribuir os mesmos conteúdos do Now, da própria Net, que foi o primeiro serviço VoD do país. Seu serviço Claro Vídeo libera esses conteúdos para serem vistos em smartphones, tablets e notebooks, o que interessa à estratégia do grupo de roubar clientes, por exemplo, da Telefônica (hoje Vivo) e da Oi.

Vivo TV – Assim como a Claro, a operadora que herdou os assinantes da Telefônica e da TVA está agora distribuindo conteúdo pelos TVs smart da Samsung. E seu serviço Vivo Play já atinge usuários do videogame Xbox, além dos que possuem aparelhos portáteis de acesso à web. Maior operadora de celular do pais, a Vivo luta para manter sua enorme base de assinantes, mais do que nunca assediados pelas concorrentes.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago