Categories: Uncategorized

TV paga: onde estão os números da Anatel?

O colega Daniel Castro, do excelente blog Noticias da TV, estranhou que a Anatel tenha parado de divulgar seus costumeiros dados mensais sobre o crescimento do mercado de TV por Assinatura. Até agosto, a divulgação era feita mês a mês, permitindo a todos os interessados acompanhar a evolução de um setor que crescia entre 2% e 3% (quase 30% ao ano). Em setembro, nada apareceu. Estamos aguardando que algo saia em outubro, mas a explicação oficial é de “problema operacional da área técnica na consolidação dos números.”

Estranho mesmo. Justamente agora que esses números não são tão animadores. A estimativa do mercado é que o crescimento despencou para cerca de 10% nos últimos doze meses, e deve fechar o ano abaixo desse índice. Em junho, último mês registrado pela Anatel, foram vendidas apenas 26,6 mil novas assinaturas; em junho de 2012, haviam sido 267,2 mil, ou seja, dez vezes mais! A culpa seria da classe C (sempre ela…), que vinha sustentando aqueles aumentos surpreendentes, mas pelo visto perdeu o fôlego. Há ainda quem atribua o problema ao fenômeno Netflix, serviço que vem atraindo muita gente com seu custo mensal baixíssimo.

Preço com certeza não é, porque nunca houve tantas promoções, principalmente das “novas” operadoras Claro, GVT e Vivo. O que será, então? Quando a Anatel divulgar seus dados, será mais fácil descobrir.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago