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Quem vai comprar o PlayStation 4

 

 

Diz o site Meio&Mensagem, voltado ao mercado publicitário, que a Sony arrisca sua imagem ao anunciar que o PlayStation 4 (foto), previsto para novembro no Brasil, terá preço final em torno de R$ 4 mil. Pode ser. A julgar pelas centenas, talvez milhares, de comentários surgidos nos últimos dias na internet, a maioria dos possíveis compradores do produto está simplesmente enfurecida. Também se multiplicaram as piadas a respeito, como a de que esse valor, se bem aplicado, daria para comprar um carro (detalhes aqui).

Fato é que a Sony conseguiu ser mais comentada – para o bem e para o mal – do que todas as suas concorrentes somadas; no caso, concorrente mesmo só a Microsoft, com o Xbox One. Mas o segmento de games é completamente diferente: cada produto é único, assim como cada jogo tem suas peculiaridades. Os efeitos da polêmica só poderão ser medidos a médio prazo. A meu ver, somente uma estratégia de marketing pode explicar a decisão de colocar preço tão evidentemente fora da realidade brasileira. Talvez a intenção fosse essa mesmo: gerar discussão e, com isso, impulsionar as vendas, já que os fãs (melhor seria dizer “fanáticos”) farão de tudo para adquirir a novidade.

Bem, essa é só uma impressão a distância. No PlayStation Blog, um diretor da Sony, Mark Stanley, afirma que a empresa irá “perder dinheiro” com o produto no Brasil e exibe o gráfico acima, com os tributos que elevam o preço às alturas. Os dados não são inventados; combinam com o que sabemos sobre a maioria dos equipamentos eletrônicos importados oficialmente. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Stanley diz ainda que a empresa estuda produzir o PS4 no Brasil (como fá faz com o PS3), o que certamente ajudará a reduzir o preço final; mas esse tipo de projeto costuma demorar meses ou até anos.

O consumidor, especialmente os tradicionais espertinhos, não quer saber; prefere denunciar a “ganância” da indústria e do varejo em geral. E, mesmo assim, correr atrás do produto. Já vi gente dizendo que irá buscar no Paraguai, Chile, Peru e outros países sul-americanos que não praticam as absurdas taxações brasileiras. Fora os que têm condição de ir a Miami, ou encomendar com um amigo. Há ainda a opção da Amazon, onde o preço é de US$ 400 (com impostos e frete, sai por pouco mais de R$ 2 mil). Sem falar no contrabando, que já oferece o aparelho há algumas semanas pela internet. Entra em cena, mais uma vez, o famoso “la garantia soy yo” (“Jô”, para os íntimos).

A pergunta que fica é: vale a pena tudo isso por um simples aparelho de videogame, que com certeza estará mais barato daqui a alguns meses? Bem, num país onde há gente que vende o carro para viajar com seu time de futebol, como aconteceu com um daqueles corintianos presos na Bolivia, nada mais é de se estranhar.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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