O assunto continua rendendo. Consumidores inconformados destilam ódios e preconceitos nas redes sociais, usando como pretexto o preço do videogame. Preço descabido, aliás. Volto ao tema porque alguns leitores interpretaram mal o que escrevi aqui semana passada, insinuando que o texto defendia a Sony. Sim, num país livre todos podem escrever o que quiserem, e cada um tem o direito de entender como quiser. Já dizia um falecido político americano: “Emitir opiniões todo mundo tem direito; agora, ser levado a sério é outra coisa.”
Reproduzi aqui um gráfico divulgado pela Sony que, como bem apontaram alguns leitores, partia de um pressuposto errado: o preço de venda nos EUA (equivalente a R$ 858) não pode ser usado para cálculo dos tributos que incidem na hora da importação; o certo é descontar a margem de lucro do revendedor americano, que costuma ser da ordem de 30% a 40%. Nessa premissa, o valor do PlayStation 4 no Brasil – seguindo os cálculos da Sony – seria de, no máximo, R$ 1.800.
Em favor do fabricante, o que se poderia afirmar é que, além dos tributos, existe o que se convencionou chamar de “custo Brasil”: transporte, armazenamento, seguro, energia, encargos sociais, enfim, toda a parafernália que torna os produtos aqui mais caros do que em qualquer outro país. Claro, são despesas “invisíveis”, pois é impossível dar a elas valores específicos. Mesmo assim, os tais R$ 4 mil soam fora da realidade.
O mais interessante de todo esse episódio é saber que já tem gente na lista de espera para comprar o produto, enquanto outros pagam passagem a Miami, Nova York ou Ciudad de Leste para trazer os seus (aproveitam e trazem também para parentes e amigos). Queiram ou não, é uma vitória da Sony.
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…
View Comments
E assim a Sony sai ganhando, mesmo tratando mau seus consumidores brasileiros, ao invés dos mesmos não comprarem PS4 em lugar nenhum, uma grande parcela está comprando. De resto cada um faz o que quer... é como mulher de malandro... gostam mesmo de apanhar e se tratados maus!!! Grande abraço.
Eu não concordo que esta é uma vitória para a Sony que têm prejudicado seriamente a sua imagem.
O ponto aqui é que: Sony sabia sobre o alto preço do PS4 por um longo tempo e não fez nenhuma tentativa de considerar o mercado brasileiro e ajustar, Fazendo o produto no Brasil. A Microsoft realmente ganhou esta rodada durante o lançamento de seu Xbox One. Claro que no curto prazo, haverá pessoas que vão viajar para os EUA e pagar qualquer preço. No entanto, considerando que o sucesso do PS4 será determinada durante o ciclo de 8 a 10 anos de vida, eu tenho minhas dúvidas como bem sucedido o PS4 será no Brasil.