Categories: Uncategorized

Celular no avião: fim do sossego

A FCC, equivalente americana da nossa Anatel, anunciou nesta sexta-feira que irá permitir a passageiros fazer e receber chamadas via celular durante os vôos de avião. Como se sabe, o assunto vem sendo debatido há meses e as restrições ao uso de aparelhos eletrônicos em vôos estão aos poucos sendo afrouxadas. “A tecnologia evoluiu, e já é possível usar serviços de comunicação móvel com segurança durante os vôos”, informou o presidente da FCC, Tom Wheeler. Segundo ele, o uso de celular só será permitido quando o avião estiver a pelo menos 10.000 pés de altura (pouco mais de 3 mil metros), ou seja, continuará proibido durante decolagem e pouso – mais detalhes aqui.

De fato, não há como duvidar dos recursos atuais. Mas receio que o problema, aí, não seja exatamente tecnológico. Basta entrar num restaurante, ônibus ou metrô para ver como muitas pessoas falam ao celular. Algumas não respeitam nem hospitais e velórios! Lembro que, anos atrás, uma senhora foi expulsa de um trem na Califórnia porque infernizou a vida dos demais passageiros falando alto, e sem parar, durante a viagem. Mesmo com a proibição atual, já testemunhei verdadeiro espetáculos de falta de educação em vôos, por pessoas que se recusam a desgrudar de seus celulares. O que faz crer que em aviões será diferente?

Nessas horas é que me vem à mente, com saudade, a experiência que tive viajando num trem-bala japonês. A placa, bem visível no vagão, pedia educadamente: “Por favor, não fale alto durante sua viagem. Isso pode incomodar os demais passageiros”. Nem é preciso dizer que todos respeitavam, até porque japonês já tem, acho que instintivamente, o hábito de falar baixo. Notem: o aviso não se referia a celular, mas ao ato banal de… falar. Falar alto.

Imaginemos agora a cena (e é preciso aqui eliminar todos os estereótipos e preconceitos): um grupo de adolescentes viaja alegremente para a Disney. Em época de férias, são milhares deles, levados por agências especializadas. Sem restrições, e como hoje em dia não existe adolescente sem celular, todos ligarão para seus pais, parentes e amigos, quem sabe até várias vezes por hora. O que será dos passageiros que, por azar, caírem no mesmo vôo?

Como disse um jornalista do site Yahoo, só falta agora liberarem o karaokê nos vôos! Sugestão: que as companhias aéreas forneçam, junto com o cartão de embarque, um fone de ouvido com cancelamento de ruído (dos bons). Ou então cápsulas de soníferos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago