Categories: Uncategorized

Automação para todos os gostos (e bolsos)

Como se sabe, a CES não é propriamente um evento de automação. Nessa categoria, há diversos outros mais importantes. Mas abriu de tal forma seu guarda-chuva sobre tantos segmentos da indústria eletrônica que não há como escapar: até pequenas empresas de projetos acabaram participando. Alimentados pelos consórcios que detêm os principais protocolos de conexão (Z-Wave e Zigbee), vários expositores demonstraram os avanços nessa área.

Dos grandes, quem mais parece adiantada nesse campo é a Samsung, que exibiu em Las Vegas uma solução chamada Lumen, a ser comercializada na forma de um painel de parede ou de um aplicativo para smartphone e tablet. A ideia é que, ao comprar um aparelho da marca, o usuário possa integrá-lo ao seu módulo de controle. Isso valeria, por exemplo, para os refrigeradores e lavadoras de roupa que a Samsung apresentou na CES – a Feira agora está aberta também ao setor de eletrodomésticos.

Na teoria, o painel de toque Lumen pode comandar qualquer qualquer aparelho que possua sensor sem fio, como ar condicionado, lâmpadas de led smart, câmeras de segurança e até um aspirador de pó que percorria o estande da Samsung, com jeito de robô (sem falar nos aparelhos de áudio e vídeo, é claro). Não sem razão, funcionários da empresa chamavam o painel (que lembra um interruptor de parede comum) de “smart home controller”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago